E foi lançado o RHEL 9.5 com o kernel 5.14, JDK 17, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e direcionada ao mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado nas edições do servidor para as arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, e nas edições de desktop para os processadores x86 e x86_64.
Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Programa de Certificação da Red Hat se concentram na plataforma Red Hat Enterprise Linux.
A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece seu código-fonte livremente.
Sendo assim, derivados de terceiros podem ser criados e redistribuídos removendo componentes não livres.
Agora, a Red Hat anunciou recentemente o Red Hat Enterprise Linux 9.5.
Novidades do RHEL 9.5
Sim. A Red Hat lançou oficialmente o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 9.5, a quinta atualização para seu principal sistema operacional da série nove.
Alimentado pelo kernel 5.14, a atualização se concentra na redução da complexidade em ambientes de TI corporativos, fornecendo novas ferramentas e recursos para desenvolvedores, administradores de sistema e operações de segurança.
Esta versão oferece fluxos de aplicativos atualizados, o mais impressionante é que o sistema operacional agora tem como padrão o Java Developer Kit (JDK) 17, que oferece desempenho de aplicativo aprimorado, execução de código mais rápida e melhor escalabilidade.
O JDK 11 continua disponível para compatibilidade com aplicativos existentes.
Além disso, o lançamento também inclui várias atualizações para compiladores, ferramentas de desenvolvimento e ferramentas de monitoramento de desempenho:
- Compiladores e ferramentas de desenvolvimento : Os componentes do conjunto de ferramentas do sistema, incluindo GCC 11.5 e Annobin 12.70, foram atualizados. O GCC Toolset 14, LLVM Toolset 18.1.8, Rust Toolset 1.79.0 e Go Toolset 1.22 também estão disponíveis, fornecendo aos desenvolvedores ambientes de compiladores modernos.
- Ferramentas de monitoramento de desempenho : ferramentas de monitoramento de desempenho como PCP 6.2.2 e Grafana 10.2.6 também foram atualizadas para fornecer melhor observabilidade e insights sobre o desempenho do sistema.
- Ferramentas de desempenho e depuradores : versões atualizadas de ferramentas de desempenho e depuradores incluem GDB 14.2, Valgrind 3.23.0, SystemTap 5.1, elfutils 0.191 e libabigail 2.5.
Outra grande novidade é a inclusão do Podman 5.0, a versão mais recente da ferramenta de gerenciamento de contêineres de código aberto, que introduz o “Podman farm build”, permitindo que os desenvolvedores criem imagens de contêineres multiplataforma em máquinas remotas usando um único comando.
Além disso, as máquinas Podman agora inicializam mais rápido e podem ser redefinidas com mais eficiência, ajudando a otimizar as operações de contêiner.
Para completar, o RHEL 9.5 inclui dois recursos importantes que auxiliam os administradores de sistema a gerenciar a infraestrutura de TI de forma mais eficaz.
O primeiro é a nova função do sistema sudo, que é uma coleção de conteúdo Ansible projetada para automatizar a configuração de instâncias sudo em ambientes corporativos.
Essa função garante configurações sudo consistentes, permitindo que os administradores de sistemas deleguem responsabilidades como instalações e gerenciamento de rede com segurança.
O segundo aprimoramento está no console da web, que agora inclui um recurso de gerenciamento de arquivos.
Esse recurso permite que os administradores de sistemas executem operações de arquivo diárias, como navegar no sistema de arquivos, alterar permissões de arquivo e diretório, carregar e baixar arquivos e criar diretórios, tudo por meio da interface da web sem precisar usar a linha de comando.
O RHEL 9.5 também traz várias melhorias para dar suporte a cargas de trabalho de missão crítica, particularmente para SAP HANA e Microsoft SQL Server.
Para usuários do SAP HANA, a nova versão introduz recursos de failover mais rápidos, alternando automaticamente para um nó secundário durante uma falha do servidor de índice, reduzindo o tempo de inatividade em clusters DBMS de expansão horizontal e vertical.
Essa funcionalidade também será retroportada para o RHEL 9.4 e RHEL 8.10.
Além disso, o RHEL 9.5 inclui uma nova ferramenta de verificação de integridade do cluster Red Hat Enterprise Linux High Availability que identifica proativamente problemas potenciais antes que eles interrompam os aplicativos SAP HANA e S/4HANA, aumentando a confiabilidade.
Para o Microsoft SQL Server, o RHEL 9.5 inclui práticas recomendadas e políticas SELinux personalizadas que simplificam a configuração de portas personalizadas e o gerenciamento de logs de auditoria, fornecendo melhor segurança e facilidade de gerenciamento.
No lado da segurança, a nova versão introduz configurações de imagem pré-protegidas usando o criador de imagens, permitindo assim que os administradores de sistemas criem imagens de sistema seguras que podem ser facilmente implantadas em vários ambientes.
O Image Builder também inclui suporte para gerenciamento de identidade baseado em nuvem e aprimoramentos de segurança de hardware, incluindo recursos alinhados com os padrões de privacidade e computação confidencial do setor.
Por fim, algo inesperado: o RHEL 9.5 descontinua o armazenamento de chave-valor do Redis, que será substituído por sua alternativa Valkey no RHEL 10. Como resultado, o Grafana, o PCP e o plug-in PCP usarão o Valkey para armazenar dados em vez do Redis no RHEL 10.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o RHEL 9.5
Embora o RHEL seja destinado principalmente a clientes corporativos, ele pode ser baixado, instalado e usado gratuitamente por qualquer entusiasta do Linux.
Basta registrar-se no Red Hat Developer Portal e você terá direito ao Red Hat Developer Subscription For Individuals, que permite registrar até 16 máquinas.
A imagem ISO do RHEL 9.5 já pode ser baixada acessando a portal do cliente da empresa, enquanto novos usuários podem se inscrever para baixar uma edição de avaliação de 60 dias.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux