RHEL 9.4 lançado com atualizações e melhorias, e mais

E foi lançado o RHEL 9.4 com atualizações e melhorias, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e direcionada ao mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado nas edições do servidor para as arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, e nas edições de desktop para os processadores x86 e x86_64.

Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Programa de Certificação da Red Hat se concentram na plataforma Red Hat Enterprise Linux.

A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece seu código-fonte livremente.

Sendo assim, derivados de terceiros podem ser criados e redistribuídos removendo componentes não livres.

Agora, a Red Hat anunciou recentemente o Red Hat Enterprise Linux 9.4.

Novidades do RHEL 9.4

RHEL 9.4 lançado com atualizações e melhorias, e mais

Desenvolvido no kernel Linux 5.14, esta versão se concentra principalmente na base de pacotes atualizada, tendo em mente os desenvolvedores e aqueles que dependem de serviços em contêineres.

Além disso, algumas melhorias de segurança também foram incluídas na versão RHEL 9.4. Aqui estão os mais importantes.

RHEL 9.4 apresenta grandes melhorias em linguagens de programação e ferramentas de desenvolvedor.

Python 3.12, a mais nova iteração da popular linguagem de programação, introduz algoritmos criptográficos otimizados e um bloqueio de interpretador global (GIL) de pré-interpretador exclusivo para melhorar o desempenho.

Os entusiastas do Ruby encontrarão o Ruby 3.3 com seu novo analisador Prism, que oferece maior tolerância a erros e capacidade de manutenção.

O PHP 8.2 também estreou nesta versão, incluindo uma variedade de novos tipos independentes e uma extensão consolidada de geração de números aleatórios.

RHEL 9.4 apresenta MariaDB 10.11 e PostgreSQL 16 com vários aprimoramentos críticos. MariaDB agora oferece suporte a um novo tipo de dados UUID e recursos aprimorados de configuração SSL.

O PostgreSQL 16 traz balanceamento de carga em nível de conexão e recursos aprimorados de expressão regular, tornando o gerenciamento de banco de dados mais eficiente.

O lançamento inclui versões atualizadas de Go, Rust e LLVM, fornecendo aos desenvolvedores a mais recente eficiência e flexibilidade de programação.

Go 1.21 introduz novas funções integradas e inferência de tipo aprimorada, enquanto Rust 1.75 permite expressões de tempo de construção mais complexas e implementações de características aprimoradas.

O LLVM 17 completa as atualizações de ferramentas com novos atributos de otimização e um pipeline simplificado para melhor desempenho.

A segurança no RHEL 9.4 foi reforçada para permitir melhor controle sobre as políticas criptográficas de todo o sistema, incluindo opções MAC mais refinadas para SSH.

As atualizações do OpenSSL e a introdução da autenticação por chave de acesso em conformidade com FIDO2 melhoram a estrutura de segurança, reforçando o status do Red Hat Enterprise Linux como plataforma líder para implantação de aplicações confidenciais e críticas.

O RHEL 9.4 continua a oferecer suporte à computação de ponta com construções de imagens habilitadas para FIPS e ferramentas aprimoradas de gerenciamento de contêineres.

O Podman 4.9 introduz o carregamento de módulos sob demanda e novos comandos para oferecer suporte à construção de contêineres distribuídos, aumentando a flexibilidade e a eficiência do gerenciamento de contêineres.

A atualização também inclui melhorias significativas no gerenciamento de identidade (IdM) e nas funções do sistema da Red Hat.

Os novos recursos do IdM integram-se com provedores de identidade externos usando OAuth2, e as funções do sistema agora suportam configurações para novas versões do PostgreSQL e SQL Server 2022, entre outras atualizações.

Consulte o anúncio de lançamento para informações detalhadas sobre todas as mudanças no Red Hat Enterprise Linux 9.4. Como de costume, versões atualizadas dos principais forks RHEL, AlmaLinux e Rocky, deverão ser lançadas nos próximos dias e semanas.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o RHEL 9.4

Embora o RHEL seja destinado principalmente a clientes corporativos, ele pode ser baixado, instalado e usado gratuitamente por qualquer entusiasta do Linux. Basta registrar-se no Red Hat Developer Portal e você terá direito ao Red Hat Developer Subscription For Individuals, que permite registrar até 16 máquinas.

A imagem ISO do RHEL 9.4 já pode ser baixada acessando a portal do cliente da empresa, enquanto novos usuários podem se inscrever para baixar uma edição de avaliação de 60 dias.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile