E foi lançado o RHEL 8.5 com vários novos recursos para seu console web. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e direcionada ao mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado nas edições do servidor para as arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, e nas edições de desktop para os processadores x86 e x86_64.
Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Programa de Certificação da Red Hat se concentram na plataforma Red Hat Enterprise Linux.
A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece seu código-fonte livremente.
Sendo assim, derivados de terceiros podem ser criados e redistribuídos removendo componentes não livres.
Agora, a Red Hat anunciou a disponibilidade geral do Red Hat Enterprise Linux 8.5 como a atualização mais recente de sua série de sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.
Novidades do RHEL 8.5
Vindo mais de cinco meses após o Red Hat Enterprise Linux 8.4, o Red Hat Enterprise Linux 8.5 é a quinta atualização de manutenção do Red Hat Enterprise Linux 8 e traz vários novos recursos para o console da web do RHEL, como patch de kernel ao vivo sem usar as ferramentas de linha de comando e métricas de desempenho aprimoradas para ajudá-lo a identificar e prevenir problemas de desempenho.
Segundo Gunnar Hellekson, General Manager, Red Hat Enterprise Linux, Red Hat:
“O Red Hat Enterprise Linux 8.5 reforça o papel da plataforma Linux empresarial líder mundial no ecossistema multicloud, fornecendo novos recursos para atender às necessidades de TI complexas e em evolução, desde inovações aprimoradas de contêineres nativos da nuvem até estender as habilidades do Linux com funções de sistema, em qualquer área de cobertura nossos clientes exigem.”
A partir desta versão, o Red Hat Insights, o serviço de análise preditiva da Red Hat para identificar e remediar possíveis problemas de sistema, recebeu novos recursos para ajudar as organizações a gerenciar com mais eficácia suas instalações do Red Hat Enterprise Linux em ambientes de nuvem múltipla, bem como de nuvem híbrida.
Esta versão também simplifica as operações de várias nuvens, adicionando suporte para novas funções de sistema para configurar, automatizar e gerenciar serviços em suas instalações do Red Hat Enterprise Linux. Isso inclui a função do sistema RHEL para VPN, função do sistema RHEL para Postfix, função do sistema RHEL para timesync, função do sistema RHEL para armazenamento e função do sistema RHEL para Microsoft SQL Server.
Ele também adiciona vários aprimoramentos para aplicativos em contêineres, como criação de imagem mais rápida por meio de OverlayFS sem raiz, integração nativa com cgroup2 para melhor utilização de recursos, suporte completo para Podman em contêineres em sistemas de integração e desenvolvimento contínuos (CI/CD), bem como um tamper- mecanismo de verificação de assinatura de imagem de contêiner de prova.
Além disso, RHEL 8.5 apresenta suporte para OpenJDK 17 e .NET Core 6 para desenvolvedores que desejam modernizar seus aplicativos, novos recursos de segurança para tokens de acesso pessoal, suporte para o mecanismo de autenticação NTS (Network Time Security) para NTP, também como suporte para configurações de sistema de arquivos, construção de imagem de versão cruzada e criação de imagens de instalador inicializáveis para o Image Builder.
Por último, mas não menos importante, o Red Hat Enterprise Linux 8.5 adiciona suporte para um instalador simplificado para RHEL for Edge, adiciona wWarnings para argumentos de inicialização de kernel obsoletos, adiciona suporte completo para Red Hat Connector, adiciona a capacidade de substituir os repositórios oficiais disponíveis e idiomas atualizados para desenvolvedores.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o RHEL 8.5
A imagem ISO do RHEL 8.5 já pode ser baixada acessando a portal do cliente da empresa, enquanto novos usuários podem se inscrever para baixar uma edição de avaliação de 30 dias.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux