E foi lançado o RHEL 8.10 como a última atualização dessa série. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e direcionada ao mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado nas edições do servidor para as arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z, e nas edições de desktop para os processadores x86 e x86_64.
Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Programa de Certificação da Red Hat se concentram na plataforma Red Hat Enterprise Linux.
A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece seu código-fonte livremente.
Sendo assim, derivados de terceiros podem ser criados e redistribuídos removendo componentes não livres.
Agora, a Red Hat anunciou a disponibilidade geral do Red Hat Enterprise Linux 8.10 como a atualização mais recente de sua série de sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.
Novidades do RHEL 8.10
A Red Hat lançou oficialmente a versão 8.10 de sua plataforma Red Hat Enterprise Linux (RHEL), trazendo melhorias críticas para instalação de sistemas, protocolos de segurança, fluxos de aplicativos e muito mais.
Um dos destaques desta versão são os recursos atualizados do construtor de imagens, que agora suportam vários modos de particionamento, incluindo auto-lvm, lvm e raw.
A atualização também oferece opções avançadas de personalização, permitindo aos usuários personalizar perfis de segurança de forma eficaz dentro dos planos de seu sistema, promovendo um processo de instalação mais seguro e otimizado.
No que diz respeito à segurança, o RHEL 8.10 incorpora o mais recente Guia de Segurança SCAP 0.1.72, que inclui perfis atualizados de Conformidade e Sistemas de Informação e um novo perfil alinhado com o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento versão 4.0.
Além disso, a API criptográfica do kernel Linux (libkcapi) foi atualizada para a versão 1.4.0, introduzindo novas ferramentas para maior segurança de dados, incluindo cálculos avançados de soma de hash com a opção “-T”.
O lançamento também apresenta atualizações significativas no serviço de tunelamento stunnel TLS/SSL e no kit de ferramentas OpenSSL TLS, ambos fortalecendo as proteções contra ataques criptográficos e garantindo a compatibilidade com os mais recentes padrões de segurança.
Por último, embora a série RHEL 8.x já tenha cinco anos, a versão 8.10 traz ótimas notícias para os desenvolvedores em relação às principais linguagens de programação e bancos de dados atualizados, elevando suas versões para algumas das mais atuais.
As atualizações incluem Python 3.12, Ruby 3.3, PHP 8.2, MariaDB 10.11, PostgreSQL 16, Nginx 1.24, etc.
Se você ainda estiver no RHEL 7.9, a versão 8.10 suporta atualizações locais do 7.9 em múltiplas arquiteturas.
Além disso, para usuários de outras distribuições Enterprise Linux, como AlmaLinux, CentOS, Oracle Linux e Rocky Linux, o RHEL 8.10 oferece suporte a conversões de sistema por meio do utilitário Convert2RHEL, tornando a transição para RHEL mais suave e suportada pelas políticas da Red Hat.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o RHEL 8.10
A imagem ISO do RHEL 8.10 já pode ser baixada acessando a portal do cliente da empresa, enquanto novos usuários podem se inscrever para baixar uma edição de avaliação de 60 dias.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux