Graças a fotos compartilhadas pelo desenvolvedor John Crispin, foi revelado o primeiro protótipo do OneWrt One, a placa roteadora do OpenWrt.
Os desenvolvedores por trás do OpenWrt oferecem um sistema operacional de código aberto baseado em Linux para roteadores e outros dispositivos embarcados há duas décadas.
Até agora, a equipe se concentrou principalmente em criar software que possa ser instalado no hardware existente. Mas no início deste ano, o desenvolvedor John Crispin anunciou que a equipe estava considerando lançar o primeiro hardware OpenWrt oficial.
Parece que esse esforço está avançando, porque agora ele compartilhou as primeiras fotos de um protótipo de hardware para a próxima placa roteadora OpenWrt One.
Revelado o primeiro protótipo do OneWrt One
Projetada em parceria com a Banana Pi, a placa possui um processador dual-core MediaTek MT7981B (Filogic 820) ARM Cortex-a53 de 1,3 GHz, 1 GB de memória DDR4, 128 MB de armazenamento flash SPI NAND, 4 MB de armazenamento flash SPI NOR protegido contra gravação (para recuperação) e um soquete M.2 2242 para armazenamento de estado sólido PCIe Gen 2 x1.
Os recursos de rede incluem duas portas Ethernet: uma com velocidades Gigabit e outra com suporte para velocidades de 2,5 GbE, bem como o chip MediaTek MT7976C com suporte para WiFi 6.
Outros recursos incluem uma porta host USB 2.0 Tipo A, uma porta USB Tipo C (para uso de dispositivo ou console), um soquete de expansão mikroBUS e um relógio em tempo real.
Há também botões de reinicialização física e de usuário, uma chave de seleção de inicialização (permitindo escolher entre armazenamento NAND ou NOR e suporte para uma entrada de energia de 12 V (e suporte opcional para um módulo Power over Ethernet).
A placa mede 148 x 101 mm (5,8″ x 4″) e espera-se que seja vendida por US$ 100 ou menos quando for finalizada.
Mas neste momento existe apenas um pequeno número de protótipos, com Crispin e outros realizando testes para garantir que tudo funciona como esperado. Os desenvolvedores do OpenWrt também irão “leiloar uma ou duas” das placas no próximo OpenWrt Summit em maio.