Revelado o codinome do Ubuntu 25.04

Seguido o protocolo pós lançamento de uma nova versão do sistema operacional da Canonical, agora foi revelado o codinome do Ubuntu 25.04.

O Ubuntu 24.10 pode ter acabado de ser lançado, mas o desenvolvimento da próxima versão está em andamento e o codinome do Ubuntu 25.04 foi revelado.
https://x.com/ubuntu/status/1846111773495083135

Revelado o codinome do Ubuntu 25.04

Revelado o codinome do Ubuntu 25.04

Como os codinomes são alfabéticos (a partir do Ubuntu 6.06 LTS; reiniciado em ‘A’ com 17.10), isso significa que o codinome do Ubuntu 25.04 começará com a letra ‘P’…

Rezando por um Piquant Pika? Você ficará perplexo ao saber que ele não foi escolhido. Ansiando por um Percipient Panda? Você ficará chateado ao saber que ele foi ignorado. Prefere o som de um Plucky Puffin? Você ficará muito feliz porque… O Ubuntu 25.04 é o ‘Plucky Puffin’.

Sim, parece que um mascote emplumado é seguir os passos – bem, passos de garra – do ‘Oriole Oracular’.

O ‘Plucky Puffin’ é apenas o segundo codinome ‘P’ nos 20 anos de história do Ubuntu, o outro sendo o Ubuntu 12.04 LTS ‘Precise Pangolin’.

Mas o que o nome significa e indica o que podemos esperar do próximo lançamento?

“Plucky” é um adjetivo frequentemente usado para se referir a alguém/algo que mostra coragem, determinação ou segurança diante de desafios ou obstáculos. Em alguns contextos, também é sinônimo de Gutsy, o adjetivo usado no codinome Ubuntu 7.10 (e meu primeiro lançamento do Ubuntu).

Um “Puffin” é uma pequena ave marinha conhecida por seu bico de cores brilhantes, penas pretas e brancas e um formato um tanto atarracado. Ouvi-os (informalmente) descritos como “papagaios do mar” devido aos seus habitats costeiros e seus bicos vívidos.

Embora a palavra exata e o animal usados ​​nos codinomes não se relacionem mais com o próximo lançamento como antes, talvez o Ubuntu 25.04 enfrente (e supere) seus próprios desafios durante o próximo ciclo de desenvolvimento.

Falou-se da primeira prévia pública de uma imagem do Ubuntu Core Desktop em 2025.

Por que o Ubuntu usa codinomes?

Os números de versão do Ubuntu são baseados em data. O Ubuntu 25.04 será (pretende ser) lançado no 4º mês de 2025 – abril.

No entanto, quando Mark Shuttleworth começou sua Super Secret Debian Startup há 20 anos, não havia nome, data de lançamento, número de versão. Algum tipo de rótulo era necessário para repositórios, arquivos, discussões, etc., então um codinome foi escolhido.

“Warty” foi uma escolha adequada, já que o primeiro lançamento do que viria a ser conhecido como Ubuntu provavelmente chegaria em um estado bastante bruto e sem polimento em comparação com lançamentos futuros, ou seja, lançado com “verrugas e tudo”.

Mas o elemento de mascote animal no codinome veio um pouco depois – por quê?

Depende de quem você perguntar.

Uma versão (contada durante uma bebida com um membro da equipe original do Ubuntu, então a precisão pode ser discutível) está levando desenvolvedores para a África do Sul para “correr” em uma pequena sala trabalhando em laptops quentes em climas temperados, o que significava que as pessoas suavam.

Por causa disso, a equipe de desenvolvimento original do Ubuntu era frequentemente chamada de “os javalis” (um animal conhecido por ser um pouco fedorento) e para homenagear seu esforço, o lançamento final do Ubuntu foi lançado como Warty Warthog.

A outra versão? Branding: o javali é nativo da África, o fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth, é sul-africano, “Ubuntu” é uma palavra africana, o trabalho inicial de desenvolvimento/sprint ocorreu lá, e um “mascote” ajuda no marketing.

Independentemente de como “warthog” surgiu, um mascote animal pegou e agora é uma parte essencial do branding/marketing de cada lançamento.

As partes adjetivas são menos supérfluas, pois são essenciais para diferenciar cada lançamento na infraestrutura de desenvolvimento e nos arquivos de configuração do Ubuntu, e efetivamente codificadas para exigir uma distinta — embora o nome do arquivo de papel de parede do Ubuntu permaneça warty_final.png!

Além disso, a memória muscular é uma coisa poderosa: veja quantas vezes escrevo “24.04” em vez de “25.04” na próxima cobertura.

Nenhum grande drama — mas se eu fosse um desenvolvedor enviando código ou editando um arquivo de configuração vital, esse erro de digitação poderia causar problemas.

Optar por uma palavra completamente nova e única diminui as chances disso.

Então, sim: por mais bobos e enigmáticos que os codinomes do Ubuntu possam parecer, eles são uma parte importante e indelével da linhagem icônica do Ubuntu e uma parte vital de sua infraestrutura de desenvolvimento.

No ano que vem, a personalidade brincalhona do Ubuntu é liderada por um Plucky Puffin – uma escolha adequada, na minha opinião.

Sair da versão mobile