Como acontece toda vez que uma versão do Ubuntu é lançado e outra começa a ser desenvolvida, foi revelado o codinome do Ubuntu 23.10.
Para quem ainda não sabe, o Ubuntu tem dois lançamento anuais: um em abril e outro em outubro. Neste ano já tivemos o lançamento de abril, o Ubuntu 23.04.
E, agora, a Canonical revelou o codinome do próximo lançamento do Ubuntu, Ubuntu 23.10, como o “Mantic Minotaur”, que está programado para ser lançado ainda este ano, em 12 de outubro.
Revelado o codinome do Ubuntu 23.10
O Ubuntu 23.10 “Mantic Minotaur” será o 39º lançamento do Ubuntu da Canonical e é outro lançamento provisório que será suportado por apenas nove meses com atualizações de software e segurança, até julho de 2024, e o último lançamento provisório antes do próximo lançamento LTS (Long Term Support), o Ubuntu 24.04 LTS.
A Canonical iniciou recentemente o ciclo de desenvolvimento de seis meses com o upload da cadeia de ferramentas e um cronograma de lançamento oficial que sugere 21 de setembro como a data de lançamento da versão beta e 12 de outubro para a versão final do Ubuntu 23.10.
Outras datas interessantes no cronograma de lançamento do Mantic Minotaur incluem duas semanas de teste do Ubuntu em 29 de junho e 24 de agosto, respectivamente, o estágio Feature Freeze em 17 de agosto, o estágio Kernel Freeze em 28 de setembro e o estágio Final Freeze e Release Candidate em 5 de outubro.
Embora seja muito cedo para falar sobre os novos recursos a serem incluídos no Ubuntu 23.10, tenho a sensação de que ele será lançado com o próximo ambiente de desktop GNOME 45, que está programado para ser lançado em 20 de setembro e provavelmente será alimentado pelo próxima série de kernel Linux 6.5, que deve ser lançada no final de agosto ou início de setembro de 2023.
Até então, estamos esperando que os ISOs de compilação diária apareçam nos servidores oficiais para dar uma olhada no próximo lançamento do Ubuntu 23.10 “Mantic Minotaur”.
Por fim, também estamos esperando que a Canonical anuncie alguns dos principais componentes que serão incluídos no Ubuntu 23.10, como GCC, GNU C Library, PHP, etc.