Mal saiu o Ubuntu 22.04 LTS, a Canonical já começou outra versão, pois foi revelado o codinome do Ubuntu 22.10, e é Kinetic Kudu.
Após o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS “Jammy Jellyfish”, a equipe do Ubuntu está agora concentrando seus esforços no próximo grande lançamento de sua distribuição Linux baseada em Debian, o Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu”.
Revelado o codinome do Ubuntu 22.10, e é Kinetic Kudu
Sim. O codinome da próxima versão do Ubuntu foi revelado. O Ubuntu 22.10 é o “Kinetic Kudu”.
Um combinação real para coroar o próximo lançamento de curto prazo desta distribuição Linux de desktop colossalmente popular (sim, já estou ficando sem palavras K).
Mas o que isso significa?
Kinetic é uma escolha excêntrica se adequada. A própria palavra significa “relativo ou resultante do movimento” (e também lembra o nome aquele acessório do Xbox, né?). Dado que 22.10 é o primeiro lançamento pós-LTS, parece um adjetivo conhecido.
Quanto a um Kudu? É um antílope africano geralmente ostentando pele marrom — apt devido ao passado do Ubuntu, hein — com listras verticais brancas.
Os kudus masculinos têm chifres em espiral espetaculares que darão uma arte de mascote estelar adequada. O nome é aparentemente baseado no som que o animal faz quando corre.
Previsto para chegar ainda este ano em 20 de outubro, o Ubuntu 22.10 foi apelidado pela Canonical como o “Kinetic Kudu”. O ciclo de desenvolvimento de seis meses começará oficialmente no final desta semana, em 28 de abril, com o upload da cadeia de ferramentas, e a equipe também publicou o cronograma de lançamento.
De acordo com o cronograma de lançamento, a versão beta do Ubuntu 22.10 chegará para testes públicos em 29 de setembro, enquanto dois eventos “Ubuntu Testing Week” serão realizados em 30 de junho e 1º de setembro, respectivamente, para incentivar a comunidade a testar o próximo lançamento.
O desenvolvimento será baseado na versão atual, como é o caso de todas as versões anteriores do Ubuntu. No entanto, é muito cedo para falar sobre os novos recursos.
Muito provavelmente, o Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” apresentará o ambiente de desktop GNOME 43 (espero com mais aplicativos GTK4 ), que está previsto para lançamento em 21 de setembro de 2022.
E o novo instalador baseado em Flutter do Ubuntu deve, após alguns ciclos como um teste canário, fazer sua estreia oficial.
Além disso, o Ubuntu 22.10 provavelmente será alimentado pela próxima série de kernel Linux 5.19, já que o kernel Linux 5.20 será lançado no início de outubro e não há espaço suficiente para testes porque o estágio de desenvolvimento do Kernel Freeze está definido para 6 de outubro de 2022.
Espero que o Ubuntu 22.10 tenha as melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux, pois será suportado apenas por nove meses, até julho de 2023.
Para completar, devemos ter mais detalhes sobre sua cadeia de ferramentas atualizada quando as primeiras ISOs de compilação diárias forem publicadas para teste .
Como de costume, ficarei de olho no ciclo de desenvolvimento do próximo grande lançamento do Ubuntu, portanto, fique atento a este lugar para obter mais informações sobre o Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” nas próximas semanas e meses.