Se você possui um desses dispositivos educacionais da LeapFrog, o firmware Retroleap transforma o LeapsterGS e LeapPad2 em consoles retrô.
A LeapFrog fabrica uma variedade de dispositivos educacionais para crianças pequenas. Mas com um pouco de know-how, você pode transformar alguns dos brinquedos infantis mais velhos da empresa em, brinquedos mais versáteis.
Retroleap transforma o LeapsterGS e LeapPad2 em consoles retrô
O Retroleap substitui o firmware fornecido com os dispositivos LeapsterGS e LeapPad 2 por um sistema operacional baseado em Linux construído em torno do utilitário de emulação RetroArch.
O RetroArch é um front-end para emuladores, motores de jogos e players de mídia que foi projetado para ser rápido, leve, portátil e sem dependências. Ele possui recursos avançados como shaders, netplay, rebobinação e muito mais!
Depois de instalado e configurado, ele permite que você jogue jogos clássicos de Atari, Nintendo e fliperama. Você pode até rodar alguns títulos do PlayStation.
Você pode baixar a versão mais recente e encontrar instruções de instalação no repositório do Retroleap no GitHub.
No geral, parece muito fácil atualizar o firmware personalizado no LeapsterGS e no LeapPad 2, embora você precise de um computador Linux ou do know-how para traduzir as instruções para trabalhar com outros sistemas operacionais.
O resultado é que você pode dar uma nova vida a um brinquedo de criança velho que você pode ter por aí.
Você também pode, teoricamente, comprar um usado no eBay por cerca de US$ 25, embora provavelmente haja opções melhores para emulação barata do que comprar um brinquedo educacional de uma década.
O LeapsterGS foi lançado em 2012 e possui uma tela de 3,5 polegadas, 320 x 240 pixels, um processador ARM9 de 550 MHz, 128 MB de RAM e 2 GB de armazenamento, enquanto o LeapPad2 foi lançado no mesmo ano e tem uma tela maior de 5 polegadas e 4 GB de armazenamento, mas menos botões, o que pode dificultar alguns jogos.