Segundo a própria fabricantes de processadores, a resposta da Qualcomm ao Apple Silicon chegará em 2023, com seus chips de última geração.
Os processadores Qualcomm capacitam muitos dos smartphones mais rápidos do mundo. Mas a empresa tem um novato relativo no espaço do PC.
Os primeiros PCs Windows com chips Qualcomm começaram a ser vendidos há apenas alguns anos, e os primeiros Chromebooks equipados com Qualcomm começaram a chegar às ruas no início deste ano.
E a maioria dos PCs com chips Qualcomm lançados até agora têm sido significativamente mais lentos do que modelos de preços semelhantes com chips Intel ou AMD.
Mas a Qualcomm diz que isso pode mudar com seus chips de última geração, que, segundo a empresa, devem chegar em dispositivos de consumo em 2023.
Resposta da Qualcomm ao Apple Silicon chegará em 2023
A fabricante rival de chips Apple já mostrou que é possível oferecer desempenho líder da indústria usando processadores baseados em ARM. Macs com os chips M1, M1 Pro e M1 Max da Apple oferecem melhor desempenho de núcleo único e melhor desempenho por watt do que qualquer coisa no mercado agora.
Portanto, em um esforço para recuperar o atraso, a Qualcomm adquiriu a designer de chips Nuvia no início deste ano.
A empresa, que foi fundada por designers de chips da Apple, Google, ARM, AMD e Broadcom. Um dos co-fundadores foi o ex-arquiteto-chefe dos projetos de CPU da Apple até alguns anos atrás.
Agora, a Qualcomm diz que seus primeiros chips produzidos com a tecnologia da Nuvia começarão a ser testados para clientes em cerca de 9 meses e eles podem chegar às ruas em 2023.
Embora a empresa não divulgue muitos detalhes específicos sobre os próximos chips, ela delineou alguns objetivos durante a apresentação do Qualcomm Investor Day 2021:
- O objetivo é ter a CPU de baixo consumo de energia com o melhor desempenho do setor.
- Além de aumentar o desempenho da CPU, a Qualcomm diz que sua placa de vídeo Adreno pode ser dimensionada para desempenho de classe de desktop (assim, a mesma arquitetura pode fornecer 0,3 TFLOPs para wearables de baixo consumo de energia ou mais de 15 TFLOPs para hardware de jogos de última geração).
- Outras tecnologias desenvolvidas para dispositivos móveis também podem ajudar os chips de PC da Qualcomm a se destacarem dos processadores x86, incluindo modems 5G integrados e recursos de IA e câmera acelerados por hardware.
Mais detalhes devem estar disponíveis próximo ao lançamento.