Rescuezilla 2.5.1 lançado com correções críticas, e mais

Shasheen Ediriweera anunciou o lançamento do Rescuezilla 2.5.1. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

Rescuezilla é uma distribuição especializada baseada no Ubuntu, projetadas para tarefas de resgate do sistema, incluindo backups e restauração do sistema, que usa uma interface de usuário simplificada do LXDE.

Ela é um fork do projeto “Redo Backup & Rescue”, que foi abandonado em 2012. Como seu antecessor, ele permite uma “restauração bare-metal” após qualquer falha de hardware diretamente da imagem live.

Os principais destaques do Rescuezilla são que a distro funciona diretamente da imagem do CD/USB live, trabalha com Linux, MacOS e Windows,
pesquisa automaticamente em uma rede local por unidades de backup ou restauração, recupera arquivos de dados perdidos ou excluídos e inclui ferramentas de configuração para gerenciar discos e unidades.

Agora, Shasheen Ediriweera anunciou o lançamento de mais uma atualização do seu sistema, o Rescuezilla 2.5.1.

Novidades do Rescuezilla 2.5.1

Rescuezilla 2.5.1 lançado com correções críticas, e mais

Rescuezilla 2.5.1 corrige vários bugs críticos e aprimora a compatibilidade com outros sistemas de backup.

O software fez vários ajustes para aprimorar a experiência do usuário e a estabilidade do sistema nesta atualização. Mais notavelmente, ele parou de executar o comando ntfsfix --clear-dirty em sistemas de arquivos NTFS durante operações de backup e clonagem.

Isso ocorre porque o comando, anteriormente o único que modificava o disco de origem, foi identificado como uma causa potencial de erros críticos, incluindo a temida Tela Azul da Morte em sistemas Windows que saem da hibernação.

Além disso, o Rescuezilla 2.5.1 resolveu um bug em que os processos de backup e clonagem podiam ficar “presos em 0%” quando apenas uma partição era selecionada — um bug introduzido na versão anterior.

A atualização também corrige várias desconexões da interface do usuário que poderiam enganar os usuários sobre o status de suas operações de backup, clonagem ou restauração, garantindo uma experiência de usuário mais confiável e transparente.

Na frente técnica, o Rescuezilla 2.5.1 atualiza para o partclone v0.3.32 mais recente, marcando uma melhoria significativa em relação ao v0.3.27 anterior.

Esta atualização inclui melhor tratamento de erros e suporte aprimorado para sistemas de arquivos BTRFS, garantindo operações de disco mais confiáveis ​​e eficientes.

Por último, mas não menos importante, a ampla compatibilidade do Rescuezilla com vários formatos de imagem de disco continua sendo um dos seus pontos de venda mais fortes.

Ele suporta imagens do Clonezilla, do próprio Rescuezilla e imagens de máquinas virtuais de plataformas como VirtualBox, VMWare e muito mais.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Rescuezilla 2.5.1

A imagem ISO do Rescuezilla 2.5.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

O Rescuezilla também está disponível como um arquivo DEB autônomo que pode ser usado em cima de uma instalação do Ubuntu 20.04 LTS, mas isso só é recomendado apenas para usuários avançados.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile