Shasheen Ediriweera anunciou o lançamento do Rescuezilla 2.4.2 com base no Ubuntu 22.04 e 22.10. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
Rescuezilla é uma distribuição especializada baseada no Ubuntu, projetadas para tarefas de resgate do sistema, incluindo backups e restauração do sistema, que usa uma interface de usuário simplificada do LXDE.
Ela é um fork do projeto “Redo Backup & Rescue”, que foi abandonado em 2012. Como seu antecessor, ele permite uma “restauração bare-metal” após qualquer falha de hardware diretamente da imagem live.
Os principais destaques do Rescuezilla são que a distro funciona diretamente da imagem do CD/USB live, trabalha com Linux, MacOS e Windows,
pesquisa automaticamente em uma rede local por unidades de backup ou restauração, recupera arquivos de dados perdidos ou excluídos e inclui ferramentas de configuração para gerenciar discos e unidades.
Agora, Shasheen Ediriweera anunciou o lançamento de mais uma atualização do seu sistema, o Rescuezilla 2.4.2.
Novidades do Rescuezilla 2.4.2
A nova versão adiciona uma variante baseada no Ubuntu 22.10 (além daquelas derivadas dos lançamentos suportados de longo prazo mais recentes do Ubuntu).
Na verdade, o Rescuezilla 2.4.2 apresenta o Ubuntu 22.10 ‘Kinetic’ para melhor suporte de hardware recente, mas deixa a compilação padrão como Ubuntu 22.04 ‘Jammy’.
O Rescuezilla 2.4.2 remove a correção de quebra de tela da Intel introduzida na versão 2.3, que deve corrigir as telas pretas nos gráficos da Intel;
Além disso, ele reintroduz uma compilação de 32 bits (Intel i386), atualmente baseada no Ubuntu 18.04 ‘Bionic’ depois de ter sido temporariamente descartada no Rescuezilla 2.0.
Nota – A compatibilidade com versões anteriores do Partclone é imperfeita e a versão de 32 bits usa uma versão Partclone do repositório Ubuntu antigo, não a versão compilada mais recente;
Rescuezilla 2.4.2 corrige o campo de porta SSH quebrado do modo Backup introduzido na versão 2.4 e instala lxappearance, hexdump (bsdmainutils), flashrom.
Foram instalados pacotes que melhoram a capacidade de montar unidades criptografadas com o gerenciador de arquivos pcmanfm.
Por fim, o Rescuezilla 2.4.2 substitui a integração de bot de compilação Travis-CI fora de serviço com GitHub Actions para melhorar o controle de qualidade e para ajudar os colaboradores do Rescuezilla.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Rescuezilla 2.4.2
A imagem ISO do Rescuezilla 2.4.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
O Rescuezilla também está disponível como um arquivo DEB autônomo que pode ser usado em cima de uma instalação do Ubuntu 20.04 LTS, mas isso só é recomendado apenas para usuários avançados.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux