Shasheen Ediriweera anunciou o lançamento do Rescuezilla 1.0.6 com edições de 32 e 64 bits. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Rescuezilla é uma distribuição especializada baseada no Ubuntu, projetadas para tarefas de resgate do sistema, incluindo backups e restauração do sistema, que usa uma interface de usuário simplificada do LXDE.
Ela foi extraída do projeto “Redo Backup & Rescue”, que foi abandonado em 2012. Como seu antecessor, ele permite uma “restauração bare-metal” após qualquer falha de hardware diretamente da imagem live.
Os principais destaques do Rescuezilla são que a distro funciona diretamente da imagem do CD/USB live, trabalha com Linux, MacOS e Windows,
pesquisa automaticamente em uma rede local por unidades de backup ou restauração, recupera arquivos de dados perdidos ou excluídos e inclui ferramentas de configuração para gerenciar discos e unidades.
Agora, Shasheen Ediriweera anunciou o lançamento de mais uma atualização do seu sistema, o Rescuezilla 1.0.6.
Novidades do Rescuezilla 1.0.6
A edição de 64 bits do Rescuezilla 1.0.6 é baseada no Ubuntu 20.04, enquanto a variante de 32 bits ainda é derivada do Ubuntu 18.04.
Os dois tipos apresentam ferramentas para fazer backup e resgatar arquivos individuais ou concluir sistemas operacionais por meio de uma interface simples do usuário.
A edição de 64 bits do Rescuezilla adicionada corrige o problema das taxas de transferência lentas em sistemas com mais de 16 GB de RAM.
O Rescuezilla 1.0.6 também adicionou suporte para a inicialização em máquinas somente EFI, juntamente com o Secure Boot ativado para a versão de 64 bits. Agora, se o seu sistema não suportar inicialização herdada, você poderá usar uma versão de 64 bits e restaurar seus dados de qualquer máquina Windows, macOS ou Linux.
Com a adição de novos pacotes GRUB na v1.0.6, agora você pode usar os reparos do Rescuezilla for GRUB. Além disso, a v1.0.6 alterna para o carregador de inicialização GRUB mais popular, substituindo o ISOLINUX.
Foi feita uma atualização da base do sistema operacional para o Ubuntu 20.04 LTS ‘Focal’ de 18.04 LTS ‘Bionic’ (apenas 64 bits);
Infelizmente, não teve como produzir uma edição de 32 bits com o Ubuntu 20.04, então, o Rescuezilla de 32 bits permanece baseado no Ubuntu 18.04.
Acontece que como o Ubuntu já abandonou todo o suporte à arquitetura de 32 bits, o Rescuezilla de 32 bits permanece baseado na versão anterior do Ubuntu 18.04 de longo prazo.
Essa atualização corrigiu o problema que estava impedindo o backup/restauração de partições menores que normalmente 40 MB;
Também foi corrigido o backup quebrado do GRUB que afeta alguns sistemas de arquivos alinhados com 1 MB em discos formatados em MBR.
Entre os aplicativos, o Rescuezilla 1.0.6 introduziu um editor de texto leve chamado Mousepad no lugar do Leafpad não suportado. Além disso, agora ele vem com o Firefox como navegador padrão, substituindo o Chromium, para evitar pacotes baseados no Snap do Ubuntu 20.04.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Rescuezilla 1.0.6
A imagem ISO do Rescuezilla 1.0.6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux