O Projeto CentOS anunciou que o repositório do CentOS Stream 10 já está disponível com RPMs 100% assinados.
CentOS Stream é uma distribuição Linux em que membros da comunidade open source podem desenvolver, testar e contribuir para um upstream de distribuição de entrega contínua para o Red Hat Enterprise Linux, tudo isso junto aos desenvolvedores da Red Hat.
E, recentemente, o Projeto CentOS lançou a composição inicial com RPMs 100% assinados do CentOS Stream 10, marcando um passo significativo no desenvolvimento da próxima geração do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 10.
Repositório do CentOS Stream 10 já está disponível
Há um ano, a Red Hat limitou inesperadamente o acesso ao seu código-fonte. Desde então, o CentOS Stream se tornou o projeto upstream do RHEL e agora é o único lugar onde o público pode acessar o código-fonte relacionado ao Red Hat Enterprise Linux.
Em outras palavras, o projeto serve como uma prévia e plataforma para o que eventualmente evoluirá para o RHEL 10.
Como tal, ele desempenha um papel fundamental no ecossistema Linux, oferecendo aos desenvolvedores e administradores de sistema uma visão antecipada do futuro do Enterprise Linux.
Mas o que é mais importante, os repositórios CentOS Stream também servem como base que outras distribuições, como AlmaLinux e Rocky Linux, usam para construir seus derivados baseados em RHEL.
No entanto, contribuidores e usuários devem observar que o CentOS Stream 10 ainda está em sua fase de formação. De acordo com o anúncio, a composição do pacote está evoluindo com contínuas adições e remoções.
Nem todos os pacotes foram totalmente integrados ao sistema de gate, o que significa que as atualizações ainda podem não ser consistentes ou completas.
Além disso, o projeto indicou que os repositórios de pacotes estão passando por uma reorganização e os grupos de composição estão sendo atualizados para melhor atender às necessidades dos usuários e se alinhar com os próximos recursos do RHEL 10.
Apesar dessas mudanças, a comunidade é incentivada a se envolver.
Atualmente, os repositórios CentOS Stream 10 não possuem uma rede espelhada completa, o que limita a forma como ela pode ser acessada e usada.
O anúncio especifica que este lançamento de fase inicial é direcionado principalmente aos desenvolvedores listados na lista de discussão de desenvolvimento do projeto.
No entanto, para aqueles com acesso, a configuração do repositório existente, fornecida pelo pacote “centos-stream-release”, suporta instalação e atualizações de pacotes diretamente do compose.
Espera-se que o Red Hat Enterprise Linux 10 seja lançado em meados de 2025. Até lá, você pode conferir o que está sendo desenvolvido nos repositórios.
Para aqueles ansiosos por colocar as mãos no próximo CentOS Stream 10, as imagens ISO de instalação estão disponíveis para download para dar uma espiada no que será incluído na versão final.
Claro, enfatizamos novamente que tudo isso está em estágios iniciais, e muitos pacotes passarão por alterações antes que a versão final seja lançada em um ano. Para mais detalhes, acesse o edital.