Criado em uma época em que era complicado instalar aplicações comerciais gratuitas, o Repositório Canonical Partner será fechado.
O repositório Canonical Partner oferece alguns aplicativos proprietários que são gratuitos para usar, mas são de código fechado. Ele incluia software como o Skype, Adobe Flash e outros.
Em resumo, o repositório Canonical Partner é onde os fornecedores de software podem fornecer aplicativos proprietários para fácil instalação pelos usuários do Ubuntu.
O software neste repositório aparecerá nos resultados de pesquisa do Ubuntu Software, mas não poderá ser instalado até que este repositório seja habilitado.
Agora, o pessoal do Ubuntu planeja fechar o repositório Canonical Partner, antes do lançamento do Ubuntu 22.04 LTS em abril.
Repositório Canonical Partner será fechado
O fato é que o arquivo do parceiro está vazio desde o Ubuntu 20.10. O Adobe Flash (agora em fim de vida) é a única coisa que o repositório abriga para o Ubuntu 20.04 LTS, e que não estará disponível no 22.04 LTS.
O que significa que este repositório está apenas parado, acumulando poeira.
Em uma postagem na lista de discussão para sinalizar a mudança, o desenvolvedor do Ubuntu, Steve Langasek, argumenta que:
“…a Snap Store amadureceu a ponto de eu acreditar que substitui o arquivo do parceiro, e devemos remover esse arquivo não mais usado dos sistemas Ubuntu daqui para frente, podando o cruft.”
O que é um ponto justo. Abandonar o repositório extinto torna nossas listas de fontes coletivas duas linhas mais enxutas!
Steve diz que a Canonical não tem nenhuma preocupação com o fechamento e, dada a natureza vaga, ele espera poucas objeções da comunidade Ubuntu em geral.