Se você está a procura de uma alternativa poderosa ao Raspberry Pi, conheça o Renegade Elite. Ele oferece USB-C com DP, PCI-E x4, 4GB LPDDR4, 6 Cores.
- Como ativar o suporte a AMD Navi/Radeon RX 5700 no Ubuntu 20.04
- Slimbook Executive, um laptop Linux leve com Core i7-12700H
- PocketReform, um handheld Linux focado em modularidade e durabilidade
A placa Renegade ROK-RK3328-CC Libre Computer Board foi interessante por ser apenas alguns dólares mais caro do que o Raspberry Pi e oferecer melhor desempenho, Gigabit Ethernet (muito mais rápida do que a Ethernet lenta no Pi), há conectividade USB 3.0, e usando memória DDR4, entre outras vantagens.
Esta placa ARM quad-core de 64 bits possui recursos modernos se comparado ao que é encontrado com o hardware Raspberry Pi da geração atual.
O preço desta placa, que foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Libre Computer Project e o Firefly, custa U$$ 35 com 1 GB de DDR4, e a versão de 4 GB pode ser adquirida a U$$ 80.
Mas a boa notícia é que, além dessas vantagens, o SOC Renegade ROK-RK3328-CC já têm o sucessor em andamento.
Renegade Elite oferece USB-C com DP, PCI-E x4, 4GB LPDDR4, 6 Cores
O Renegade Elite é o modelo de segunda geração desses SOC e outro projeto conjunto com a Firefly.
Esta nova placa está configurada para oferecer HDMI 2.0, USB 3.0 Tipo C com recursos DisplayPort 1.2, três portas USB 2.0 Tipo A, conector PCI Express x4, suporte Power over Ethernet, conector DisplayPort integrado, 4 GB de memória do sistema LPDDR4 e um SoC Rockchip RK3399.
Este SoC produz dois núcleos ARM Cortex-A72 e quatro núcleos ARM Cortex-A53. Para gráficos, existe um ARM Mali-T860.
O preço deste Renegade Elite muito mais poderoso e cheio de recursos está programado para começar em 99 dólares.
Espera-se que as placas comecem a serem enviadas este mês. Aqueles que querem aprender mais sobre a Renegade Elite da Libre Computer podem fazê-lo via IndieGoGo.