Regulamento de interoperabilidade da UE não afetará o iMessage

Segundo um relatório da Bloomberg, o regulamento de interoperabilidade da UE não afetará o iMessage, por ele não ser popular o suficiente.

A regulamentação da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, que atingirá os gigantes da tecnologia em 2024, exigirá que as aplicações de mensagens de grande porte sejam interoperáveis com outros serviços.

No entanto, o iMessage da Apple poderá não ter de cumprir isto, uma vez que a UE deduziu provisoriamente que o serviço não é popular o suficiente entre os utilizadores empresariais, de acordo com um relatório da Bloomberg.

Regulamento de interoperabilidade da UE não afetará o iMessage

Regulamento de interoperabilidade da UE não afetará o iMessage
Regulamento de interoperabilidade da UE não afetará o iMessage

Sim. O regulamento de interoperabilidade da UE não afetará o iMessage. Embora a decisão final não seja imutável, o relatório da Bloomberg citou informações de pessoas familiarizadas com o assunto.

Essas fontes afirmam que o Bloco não pedirá à Apple que torne o iMessage interoperável. Isso significa que não terá necessariamente que funcionar com outros serviços como Messenger ou WhatsApp.

Em setembro, a UE listou 22 serviços abrangidos pelo DMA de seis empresas, incluindo Alphabet, Amazon, Apple, ByteDance, Meta e Microsoft. No entanto, o iMessage da Apple não fazia parte da lista naquele momento – iOS, App Store e Safari ainda são afetados pelo DMA.

No mês passado, a Apple anunciou que adotará o Rich Messaging Service (RCS) – uma atualização do protocolo SMS/MMS – no próximo ano.

Embora essa mudança permita que os usuários do Android enviem fotos e vídeos em alta resolução, suas mensagens ainda serão exibidas em balões verdes. Portanto, não haverá um fim para o debate entre a bolha verde e a bolha azul.

Tim Cook e a Apple têm sido historicamente relutantes em adotar o RCS. Em uma conferência no ano passado, quando um participante reclamou com o CEO da Apple sobre não ser capaz de enviar vídeos em alta resolução para sua mãe, Cook respondeu dizendo “compre um iPhone para sua mãe”.

Embora a Apple possa não funcionar bem com outras pessoas no que diz respeito ao iMessage, outras startups estão ocupadas criando soluções para trazer o iMessage para o Android.

No início desta semana, Beeper anunciou um novo aplicativo chamado Beeper Mini que afirma ter feito engenharia reversa do protocolo iMessage. Texts.com, de propriedade da Automattic, tem uma implementação limitada do iMessage no Mac.

A empresa do cofundador da OnePlus, Carl Pei, Nothing tentou uma solução com o aplicativo Sunbird, mas teve que pausar o projeto por causa de implicações de segurança.

Separadamente, a Meta começou a preparar o WhatsApp para ser interoperável, conforme encontrado no código do aplicativo pelo WABetaInfo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.