Foi lançado o Regolith Desktop 2 com muitas alterações. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
Regolith combina o gerenciamento de sistema baseado no GNOME com uma interface de usuário baseada em teclado, construída em torno de i3-gaps, Rofi e outras ferramentas centradas em atalhos.
Esse é um ambiente de desenvolvedor pela mesma equipe por trás da distribuição Linux com o mesmo nome.
O projeto se posiciona como um ambiente de desktop moderno, desenvolvido para execução mais rápida de ações típicas, otimizando os processos de trabalho e eliminando a confusão desnecessária.
O objetivo é fornecer uma interface funcional, mas minimalista, que possa ser personalizada e expandida de acordo com as preferências do usuário.
O Regolith Linux pode ser de interesse para iniciantes, acostumados a sistemas de janelas tradicionais, mas que desejam experimentar técnicas de mosaico de janelas.
Apesar de seu design visual mínimo, o Regolith oferece recursos modernos de gerenciamento de arquivos e sistemas, como monitores externos e gerenciamento de armazenamento, configurações de Wi-Fi e bluetooth, além de configurações de idioma e privacidade.
Embora ainda seja muito dependente de atalhos – você abre, fecha, move e alterna principalmente janelas e áreas de trabalho usando atalhos de teclado – o Regolith remodela o i3 para uma forma menos intimidadora.
Agora, o projeto lançou mais uma atualização do seu software, o Regolith Desktop 2.
Novidades do Regolith Linux 2
O Regolith desktop 2.0 visa atender às necessidades de quem busca uma experiência Linux de desktop rápida e eficiente controlada (principalmente) pelo teclado.
Ele combina o gerenciador de janelas lado a lado do i3 com o GNOME Flashback e adiciona uma variedade de outros componentes de código aberto para fornecer um UX controlado por teclado.
E há algumas grandes mudanças desde o lançamento do Regolith 1.6.
Por um lado, os desenvolvedores substituíram o “lançador” rofi
por um novo “executor de desktop projetado especificamente para o Regolith” chamado ilia
.
Esta ferramenta é, para ser justo, bastante impressionante e faz (mais ou menos) tudo o que precisa, por exemplo, permitindo que você pesquise, veja e inicie aplicativos; gerenciamento de janelas; vendo notificações na área de trabalho.
Ilia também assume o papel de visualizador de atalhos de teclado (que é exibido na primeira execução e está disponível para visualização a qualquer momento), conforme ilustrado abaixo:
O Regolith 2.0 também troca a versão padrão do gnome-control-center
por um respin com sabor de Regolith chamado regolith-control-center
.
O GNOME Flashback agora é usado como base, o que significa que a configuração no nível do sistema pode ocorrer em uma GUI em vez de uma CLI ou editor de texto (a menos que você prefira esses, é claro).
Dois novos utilitários de linha de comando estão incluídos: lago
para gerenciar notificações no terminal e regolith-diagnostic
para… Bem, tenho certeza que você pode descobrir isso.
As fontes do projeto de código aberto Nerd Fonts estão disponíveis para instalação, e o arquivo de configuração do Regolith i3 foi “desconstruído” em parciais para facilitar a edição.
Como instalar ou atualizar
A área de trabalho Regolith pode ser instalada no Ubuntu 18.04 LTS (e superior) adicionando um PPA. Como alternativa, os usuários podem baixar o Regolith Linux, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que envia a experiência de desktop Regolith por padrão.
Para isso, use esse tutorial:
Como instalar o Regolith Desktop no Ubuntu, Mint e derivados
O segundo método que permite usar esse ambiente é baixar a distribuição e executar a instalação do zero em um computador ou em uma máquina virtual.
Regolith Linux é o Ubuntu com o ambiente i3 e algo mais