Regolith 1.4 lançado com pequena mas importante atualizações

Foi lançado o Regolith Desktop 1.4 com pequena mas importante atualizações. Confira as novidades desse update e veja como instalar.

Regolith combina o gerenciamento de sistema baseado no GNOME com uma interface de usuário baseada em teclado, construída em torno de i3-gaps, Rofi e outras ferramentas centradas em atalhos.

Regolith 1.4 lançado com pequena mas importante atualizações
Regolith 1.4 lançado com pequena mas importante atualizações

Esse é um ambiente de desenvolvedor pela mesma equipe por trás da distribuição Linux com o mesmo nome.

O projeto se posiciona como um ambiente de desktop moderno, desenvolvido para execução mais rápida de ações típicas, otimizando os processos de trabalho e eliminando a confusão desnecessária.

O objetivo é fornecer uma interface funcional, mas minimalista, que possa ser personalizada e expandida de acordo com as preferências do usuário.

O Regolith Linux pode ser de interesse para iniciantes, acostumados a sistemas de janelas tradicionais, mas que desejam experimentar técnicas de mosaico de janelas.
 
Apesar de seu design visual mínimo, o Regolith oferece recursos modernos de gerenciamento de arquivos e sistemas, como monitores externos e gerenciamento de armazenamento, configurações de Wi-Fi e bluetooth, além de configurações de idioma e privacidade.

Embora ainda seja muito dependente de atalhos – você abre, fecha, move e alterna principalmente janelas e áreas de trabalho usando atalhos de teclado – o Regolith remodela o i3 para uma forma menos intimidadora.

Agora, o projeto lançou mais uma atualização do seu software, o Regolith Desktop 1.4.

Novidades do Regolith Desktop 1.4

Como o Regolith usa o i3-wm para gerenciamento de janelas, ele possui i3-gaps (uma versão aprimorada do i3-wm), i3blocks, i3bar, conky, um tema GTK e o ícone, trocador de janelas, iniciador de aplicativos, compositor compositor e muito mais.

Além disso, ele fornece suporte para teclas de atalho, como o gerenciador de janelas do i3wm, para controlar o layout das janelas.

Enquanto o gerenciamento de janelas envolvia o i3-gap, um fork estendido do i3wm. O painel é construído com o i3bar, e os i3blocks baseados no i3blocks são usados ​​para executar scripts de automação.

O gerenciamento de sessões é baseado no gnome-flashback e no gerenciador de sessões gdm3.

O GNOME Flashback também foi usado para simplificar a administração do sistema, configurar a interface, montar unidades e gerenciar conexões de rede sem fio.

Além do design em mosaico, métodos tradicionais de trabalho com janelas também são permitidos.

O menu do iniciador de aplicativos e a interface do comutador de janelas são baseados no Rofi Launcher. A lista de aplicativos pode ser visualizada a qualquer momento usando a combinação de teclado super + space. A roficação é usada para exibir notificações.

Para gerenciar o ambiente, é fornecido um utilitário de aparência chamado “regolith”, responsável por gerenciar temas e instalar recursos individuais relacionados à aparência.

Como instalar ou atualizar o Regolith Desktop 1.4

A área de trabalho Regolith pode ser instalada no Ubuntu 18.04 LTS (e superior) adicionando um PPA. Como alternativa, os usuários podem baixar o Regolith Linux, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que envia a experiência de desktop Regolith por padrão.

Para isso, use esse tutorial:
Como instalar o Regolith Desktop no Ubuntu, Mint e derivados

O segundo método que permite usar esse ambiente é baixar a distribuição e executar a instalação do zero em um computador ou em uma máquina virtual.
Regolith Linux é o Ubuntu com o ambiente i3 e algo mais

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.