Redox OS fez progresso no suporte a RISC-V

Segundo a sua atualização de status de setembro de 2024, o Redox OS fez progresso no suporte a RISC-V, além de outras novidades.

Redox é um sistema operacional escrito em Rust, uma linguagem com foco em segurança e alta performance. O Redox, seguindo o design do microkernel, visa ser seguro, utilizável e gratuito.

O Redox é inspirado em kernels e sistemas operacionais anteriores, como SeL4, MINIX, Plan 9 e BSD.

Mas o Redox não é apenas um kernel, é um sistema operacional completo, fornecendo pacotes (alocador de memória, sistema de arquivos, gerenciador de exibição, utilitários básicos, etc.) que juntos formam um sistema operacional funcional e conveniente.

Você pode imaginá-lo vagamente como o ecossistema GNU ou BSD, mas em uma linguagem segura para a memória e com tecnologia moderna. Veja esta lista para uma visão geral do ecossistema.

Agora, o projeto do sistema operacional de código aberto Redox OS escrito em Rust publicou sua atualização de status de setembro de 2024.

Redox OS fez progresso no suporte a RISC-V

Redox OS fez progresso no suporte a RISC-V
Redox OS fez progresso no suporte a RISC-V

Continua havendo muito trabalho empolgante neste projeto de código aberto “Rust OS” e o Redox OS fez progresso no suporte RISC-V, dentre outras features.

Durante o mês de setembro, houve uma série de melhorias no kernel do Redox OS, incluindo melhor tratamento de rastreamento de pilha de pânico, redução do tamanho de alguns códigos específicos da CPU, melhor precisão de tempo, trabalho com sinais POSIX e outras melhorias.

O USB xHCI continua sendo trabalhado para o Redox OS e trazendo o driver em conformidade e fazendo-o funcionar em hardware real.

A implementação da biblioteca C Relibc do Redox OS viu suporte mesclado para sinais POSIX em tempo real, suporte à função endian, comportamento de pesquisa mais próximo da chamada do sistema Linux e outras mudanças.

Também houve trabalho na porta RISC-V do Redox OS com a porta sendo iniciada e melhorias enviadas para a cadeia de ferramentas Redox.

Setembro trouxe o lançamento do Redox OS 0.9 com uma infinidade de melhorias. Completando a diversão, há esperanças de que o QEMU seja portado em breve para o Redox OS. O Neovim também está sendo portado para o Redox OS.

Para saber mais detalhes sobre os acontecimentos de setembro para o Redox OS, acesse a atualização de status.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.