E foi lançado o Redox OS 0.7 com novo bootloader, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar esse sistema operacional.
Redox é um sistema operacional microkernel do tipo Unix escrito na linguagem de programação Rust, que tem foco em segurança, estabilidade e desempenho. É um software livre e de código aberto distribuído sob uma licença do MIT .
Ele recebe o nome das reações de redução-oxidação em química; uma reação redox é a corrosão do ferro, também chamada de ferrugem.
O Redox pretende ser seguro, utilizável e gratuito. Redox é inspirado em kernels e sistemas operacionais anteriores, como SeL4, MINIX, Plan 9 e BSD.
Agora, para suceder o Redox OS 0.6, foi lançado o Redox OS 0.7.
Novidades do Redox OS 0.7
Jeremy Soller, da notoriedade do System76, continua trabalhando neste sistema operacional “do zero” baseado em Rust de código aberto.
Redox OS 0.7 traz um bootloader reescrito que funciona da mesma forma agora em sistemas UEFI e BIOS, introduz muitas melhorias no kernel, o sistema de arquivos RedoxFS foi reescrito para ser baseado em Copy-on-Write (CoW), biblioteca Relibc C aprimorada, e compilador Rust atualizado.
Entre as mudanças do kernel do Redox OS 0.7 estão trabalhando o suporte inicial ARM de 64 bits (AArch64), toda a memória física agora está mapeada, o código Assembly inline melhorado e muitas outras melhorias para este kernel original.
Soller anunciou com o Redox OS 0.7:
“Eu realmente queria ir mais a fundo, mas o tempo desde o último lançamento tem sido muito longo e as mudanças são selvagens e gratuitas (como em liberdade). Espero criar versões do Redox OS com mais regularidade, o que também diminuirá as mudanças que precisam ser redescobertas para escrever as notas de lançamento.”
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Redox OS 0.7
A imagem ISO do Redox OS 0.7 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Ou se preferir, acesse os links abaixo diretamente:
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux