Redo Rescue 2.0.4 lançado com suporte a compartilhamento NFS e servidor SSH

Foi lançado o Redo Rescue 2.0.4 com suporte a compartilhamento NFS e servidor SSH. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Redo Rescue é um sistema Linux live excelente, gratuito e fácil de usar baseado em Debian Linux que pode ajudá-lo sempre que seu computador estiver quebrado, permitindo que você faça backup e restaure um sistema inteiro em apenas alguns minutos.

Por exemplo, se o seu computador não inicializar mais após a instalação dos patches BootHole recentes para o carregador de inicialização GRUB2, você pode usar Redo Rescue para reparar a inicialização.

Claro, existem algumas outras ferramentas que podem fazer o mesmo, mas o Redo Rescue também pode fazer restaurações bare-metal, substituindo o MBR e a tabela de partição, remapear os dados originais para uma partição de destino diferente e até mesmo verificar a integridade de um existente imagem de backup.

Por ser um sistema live, você pode usar o Redo Rescue diretamente de uma unidade flash USB, sem instalar nada em seu computador.

Desde o seu lançamento em 2011, o Redo Rescue teve mais de 2 milhões de downloads, então você pode imaginar que é uma ferramenta muito popular para quem deseja fazer manutenção básica ou avançada do computador.

Agora, o sistema live de backup e recuperação Redo Rescue foi atualizado hoje para a versão 2.0.4, uma atualização de manutenção que adiciona alguns novos recursos e várias melhorias.

Novidades do Redo Rescue 2.0.4

Redo Rescue 2.0.4 lançado com suporte a compartilhamento NFS e servidor SSH
Redo Rescue 2.0.4 lançado com suporte a compartilhamento NFS e servidor SSH

Redo Rescue 2.0.4 oferece suporte para salvar e restaurar de discos locais ou unidades de rede compartilhadas, graças à adição de suporte de compartilhamento de rede NFS (Network File System) na versão mais recente do Redo Rescue 2.0.4, que pode ser usado para ler e gravar imagens de backup em unidades de disco em sua rede doméstica.

O Redo Rescue 2.0.4 também vem com um servidor SSH (Secure Shell) integrado, mas não é habilitado por padrão nesta versão. Para ativá-lo, basta executar o comando /root/enable-ssh em um emulador de terminal.

Outra novidade nesta versão é uma opção para iniciar outra operação, que aparecerá quando um processo for concluído.

Outra mudança interessante é o fato de que o Redo Rescue 2.0.4 restaura a capacidade de restaurar backups que continham partições estendidas e foram criados com o Redo Rescue 1.0.x.

Além disso, a nova versão melhora as mensagens de erro emitidas pelo utilitário partclone para sugerir possíveis causas para os erros, como sistemas de arquivos corrompidos, falha de hardware ou desconexão da rede.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Redo Rescue 2.0.4

A imagem ISO do Redo Rescue 2.0.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 379

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.