O Redis lançou o Redis Community Edition 7.4 para substituir o Redis OSS. Confira as novidades dessa novidade interessante.
Redis é um sistema de gerenciamento de banco de dados de valor-chave escalável, escrito em ANSI-C e distribuído sob a licença BSD.
O Redis é um mecanismo de banco de dados na memória, baseado no armazenamento em tabelas de hashes (chave/valor), mas que pode, opcionalmente, ser usado como um banco de dados durável ou persistente.
Em março, o Redis mudou inesperadamente de sua licença BSD 3-Clause original para um novo sistema de licença dupla usando RSALv2 e SSPLv1. Essa mudança removeu o Redis, um banco de dados de chave-valor na memória amplamente usado, da categoria de software livre.
Em resposta, vários novos projetos, como Valkey, Redka, Redict e o projeto de código aberto Garnet da Microsoft, surgiram como alternativas para garantir que a funcionalidade do Redis permanecesse sob licenciamento de código aberto e disponível a todos sem restrições.
No entanto, recentemente, em um movimento para aprofundar o engajamento do usuário e reforçar o desenvolvimento orientado pela comunidade, a Redis renomeou oficialmente o Redis OSS para Redis Community Edition (CE) como parte de seu último lançamento, a versão 7.4.
Redis Community Edition 7.4 lançado para substituir o Redis OSS
Sim. O Redis 7.4 chegou com o Community Edition! Novos recursos incluem expiração de campo hash, tipos de dados vetoriais, filtros de séries temporais e muito mais.
“O Redis 7.4 Community Edition é a primeira versão do Redis com licença dupla sob RSALv2 e SSPLv1. A Community Edition está disponível gratuitamente para a comunidade Redis e nossos clientes, e os desenvolvedores continuarão a aproveitar o uso permissivo do Redis sob a licença dupla.”
O recém-batizado Redis Community Edition 7.4 traz uma série de recursos ansiosamente aguardados para melhorar a usabilidade e a eficiência. Entre os mais notáveis está a introdução da expiração do campo hash — um recurso há muito solicitado pela comunidade.
Essa funcionalidade permite um controle mais granular sobre como os dados expiram no Redis, potencialmente levando a um gerenciamento de cache e armazenamento de sessão mais eficiente em termos de memória.
O Redis 7.4 também estreia novos tipos de dados vetoriais, bfloat16 e float16, que prometem reduzir significativamente o uso de memória — em até 47% — e diminuir a latência sob cargas pesadas em até 59%.
Esses aprimoramentos são particularmente benéficos para aplicativos que exigem tempos de resposta rápidos e gerenciamento de memória eficiente, como aplicativos orientados por IA que utilizam Retrieval Augmented Generation (RAG).
Além disso, o Redis 7.4 simplifica a indexação secundária com melhorias no Redis Query Engine. Anteriormente, consultar caracteres especiais em tags podia ser trabalhoso e propenso a erros.
Em outras palavras, os usuários agora podem encapsular termos de consulta entre aspas duplas, eliminando a necessidade de escapar caracteres especiais. Espera-se que esse aprimoramento agilize as consultas e reduza significativamente os erros de sintaxe.
Por fim, o Redis Stack 7.4 introduz outras melhorias, incluindo melhor tratamento de campos vazios e ausentes em bancos de dados e recursos aprimorados de pesquisa geoespacial.
No entanto, ele marca o fim dos Triggers e Functions — recursos que tiveram baixas taxas de adoção durante sua prévia pública.
Licenciamento e disponibilidade
O Redis 7.4 Community Edition tem licença dupla sob RSALv2 e SSPLv1, permitindo que os desenvolvedores usem o software de forma permissiva. Ele continua gratuito para membros da comunidade e clientes e já está disponível para download.
Além disso, é o primeiro a ser denominado sob o rótulo “Community Edition”, distinguindo-o de versões anteriores ainda conhecidas como Redis OSS.
Para saber mais sobre essa versão do Redis, acesse a nota de lançamento.