Implementada para usuários nos EUA e Canadá, a nova rede Find My Device localiza até dispositivos que estão offline.
A nova rede Find My Device (Encontre Meu Dispositivo) do Google foi projetada para ajudá-lo a encontrar um telefone perdido ou roubado ou outros gadgets compatíveis.
A empresa há muito oferece a capacidade de mostrar a última posição conhecida do seu telefone em um mapa, fazer seu telefone tocar para que seja mais fácil localizá-lo nas almofadas do sofá ou no fundo da sua bolsa, ou até mesmo iniciar uma redefinição de fábrica.
Mas a nova e mais poderosa rede Encontre Meu Dispositivo usa dados coletados de um bilhão de dispositivos Android diferentes para ajudá-lo a localizar seu equipamento, mesmo que esteja offline. A rede está sendo implementada agora para usuários nos EUA e Canadá.
Rede Find My Device localiza até dispositivos que estão offline
Sim. A nova rede Find My Device localiza até dispositivos que estão offline. Resumindo, telefones e outros dispositivos com Android 9 ou posterior funcionam com a rede, permitindo que você ligue ou localize seu dispositivo em um mapa.
Mas alguns dispositivos mais recentes da marca Google Pixel, incluindo os smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro, recebem um recurso especial: você pode localizá-los mesmo “se eles estiverem desligados ou sem bateria”.
No próximo mês, o Google também planeja adicionar suporte para rastreadores Bluetooth de terceiros da Chipolo e Pebblebee, permitindo que você coloque uma etiqueta em suas chaves, carteira, bagagem ou outros dispositivos e rastreie-os usando a mesma rede.
O Google diz que ainda este ano veremos suporte para mais tags de outras empresas, incluindo eufy, Jio e Motorola. O suporte também está chegando para fones de ouvido da JBL, Sony e Google, entre outros.
Há suporte para compartilhamento de tags para que vários usuários possam acompanhar suas chaves, controle remoto da TV ou outros itens marcados.
E os usuários com produtos domésticos Nest também podem usar a rede para receber notificações bastante precisas informando, por exemplo, que as chaves do carro foram “vistas pela última vez perto do alto-falante da sala de estar às 9h15”.
Em suma, a nova rede é basicamente a resposta do Google à rede Find My da Apple, ou rede Tile.
E como essas redes, o Google está ciente de que existe a possibilidade de que esta rede possa ser abusada para perseguir alguém, por isso a empresa integrou alertas de rastreadores desconhecidos que informarão se alguém está rastreando uma etiqueta desconhecida que parece estar se movendo com você, e a empresa também impôs limites à frequência com que você pode solicitar a localização de um dispositivo, porque as pessoas que estão tentando rastrear um telefone deixado em um café provavelmente não precisarão fazer ping repetidamente para obter dados de rastreamento em tempo real, como faria um perseguidor.
E se você não gosta da ideia de ter seu telefone como parte da rede Encontre Meu Dispositivo, que ajuda a localizar dispositivos de outras pessoas, o Google observa que os usuários “podem manter o padrão e contribuir para relatórios de localização agregados, optar em contribuir com locais não agregados ou desligar completamente a rede”.