Quer encurtar distancias em sua rede, sem usar cabos e nem Wi-Fi? Experimente usar a tecnologia BPL – Broadband over Power Lines, ou PLC – Power Line Communications e tenha rede Ethernet sob rede elétrica.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
- Como instalar o media player Movian no Linux via Snap
- Como instalar o poderoso servidor de mídia Red5 no Linux
- Como instalar o decodificador de AV1 dav1d no Linux via Snap
- Como instalar o reprodutor VLC no Linux via AppImage
Nada mais trabalhoso e chato do que interligar pontos de rede muito distantes do swhitch, tem de passar cabo por lugares difíceis, colocar canaletas e outras estruturas para disfarçar a presença dos cabos no ambiente.
E se fosse possível evitar tudo isso? Sim, é possível com a tecnologia BPL – Broadband over Power Lines, ou PLC – Power Line Communications, que permite que se use a estrutura de energia elétrica para interligar os pontos de rede (Ethernet sob rede elétrica) ou computadores a internet.
Até então muito comentada na mídia, essa tecnologia tem sido citada como a solução para levar acesso a internet em locais com dificuldade para receber a estrutura de telefonia tradicional.
Ela também pode simplificar o acesso a internet de muita gente, porém, é uma coisa que no Brasil, muito se fala, mas pouco se vê. Até hoje não houve aplicações de uso dessa tecnologia em larga escala no Brasil, sendo que ainda hoje, é mais uma promessa do que realidade.
Comprando o equipamento necessário para usra rede Ethernet sob rede elétrica
Mas deixando a grande rede de lado, que tal saber como fica a tecnologia em redes locais? Para tirar essa dúvida, resolvi me aventurar e descobrir na prática. Comprei um kit pra ligar dois ponto através da loja online DealExtreme, mais especificamente, comprei o “AUSO 85Mbps Powerline Ethernet Adaptors – 2-Pack (110V-240V AC)“.
Esse modelo permite ter Ethernet sob rede elétrica e suporta até 85mbps de velocidade. Mas existe um outro modelo que vai até 200 mbps, porém, comprei esse pelo custo-benefício. O produto pode ser pago através de cartão de crédito internacional ou usando uma conta PayPal. Se quiser ver mais modelos, clique nesse linkt.
Esse produto tem valor baixo e portanto, pode acontecer de não ser taxado pela alfândega, e mesmo que seja, ainda vale a compra. Agora vem a parte triste da história, como o produto tem de ser fiscalizado, demora muito pra chegar. A minha compra saiu da China dia 27/04 e só recebi no dia 07/06, no histórico da encomenda, mostra que ela passou do dia 16/05 a 03/06 dentro da alfândega, portanto, prepare-se para esperar.
Quem quiser comprar o equipamento no Brasil, o leitor Ricardo passou dois links do Mercado Livre que vendem o produto:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720200117-adaptador-powerline-av200-nanotp-link-tl-pa2010-kit-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709142991-par-adaptador-powerline-av200-nano-tp-link-tl-pa2010-par-_JM
Testando a rede Ethernet sob rede elétrica
Bom com o produto em mãos, bastou colocar um dos plugues na tomada, ligar o cabo de rede nele e a outra ponta no switch, depois levar o outro plugue para uma tomada na sala, ligar o cabo de rede no plugue e a outra ponta no notebook e já estava funcionando como Ethernet sob rede elétrica (como uso o DHCP do modem ADSL na minha rede local, nem foi preciso configurar nada).
Realmente muito simples, quem quiser usar, pode comprar, que eu recomendo. Cuidado! Não deixe o equipamento ligado na tomada em dias de chuva com raios.
O que está sendo falado no blog hoje
Não está aparecendo algo?
Este post é melhor visualizado acessando direto da fonte. Para isso, clique nesse link.