Mesmo sem ter tanta visibilidade como outras redes famosas, a rede de mensagens Matrix já tem mais de 60 milhões de usuários.
A rede aberta Matrix para comunicação descentralizada anunciou um crescimento recorde de 79% nos últimos 12 meses, contando agora com mais de 60 milhões de usuários.
Rede de mensagens Matrix já tem mais de 60 milhões de usuários
Este é um marco importante para um projeto conduzido por uma pequena equipe de desenvolvedores e voluntários que trabalham para fornecer uma alternativa segura e privada às opções modernas de mensagens e colaboração.
De acordo com um comunicado de imprensa compartilhado, a rede de mensagens descentralizada Matrix adicionou um recorde de 25 milhões de usuários aos seus serviços no ano passado, resultado principalmente de três eventos.
Primeiro, a popularidade do aplicativo Element começou a decolar à medida que indivíduos e entidades corporativas que procuram uma plataforma de colaboração segura estão agora reconhecendo as vantagens do projeto em relação aos produtos convencionais.
Em segundo lugar, todo o sistema de saúde da Alemanha decidiu adotar o Matrix no verão passado, que verá mais de 150.000 organizações no país migrando gradualmente para o padrão.
Em terceiro lugar, o Rocket.Chat anunciou em maio de 2022 que começaria a oferecer suporte ao protocolo Matrix, dando a seus 12 milhões de usuários a opção de se comunicar com outros usuários por meio da rede Matrix mais ampla.
“O novo marco da Matrix, ultrapassando 60 milhões de usuários, é um sinal claro de que os usuários não querem ser submetidos a aplicativos de mensagens financiados por publicidade que mineram suas informações.”, disse o cofundador e CEO da Matrix, Matthew Hodgson, por e-mail.
Um padrão aberto descentralizado é o caminho mais sensato e viável para as comunicações, da mesma forma que o HTTP sustenta a web. Ele capacita usuários e provedores com interoperabilidade, segurança e propriedade de dados. Todas as partes têm seu próprio controle e escolha.
O próximo marco que a equipe Matrix tem em vista é atingir 100 milhões de usuários. O projeto acredita que isso poderia ser alcançado tornando o protocolo ainda mais atraente tecnicamente.
Eles planejam implementar os seguintes recursos:
- Videoconferência E2EE descentralizada: Matrix já oferece suporte a VoIP para pequenos grupos e atualmente está sendo construído para escalar para centenas de usuários simultâneos.
- Matriz ponto a ponto: transformando dispositivos em servidores para criar uma rede P2P pura, tornando o Matrix ainda mais distribuído e resiliente.
- Third Room: uma plataforma metaverse descentralizada e de código aberto construída inteiramente em cima do protocolo Matrix. O Third Room permitirá que as pessoas descubram e criem mundos virtuais para colaboração, protegendo sua privacidade e mantendo a propriedade sobre seus dados.
Se você quiser testar o Matrix você mesmo, a melhor maneira de começar é através do Element, escolhendo a versão adequada para sua plataforma na página oficial de download.