O Projeto Redcore Linux anunciou o lançamento do Redcore Linux 2401. Confira a novidades e veja onde baixar a distribuição.
O Redcore Linux explora a ideia de trazer o poder do Gentoo Linux para as massas. Seu objetivo é ser uma maneira muito rápida de instalar um sistema Gentoo Linux puro, sem gastar horas ou dias compilando a partir do código fonte e lendo a documentação.
Para atingir esse objetivo, o Redcore fornece um repositório com pacotes binários pré-criados que recebem atualizações contínuas, seguindo um modelo de release.
Agora, o Projeto Redcore Linux anunciou o lançamento do Redcore Linux 2401.
Novidades do Redcore Linux 2401
Redcore Linux 2401 (cujo o codinome é ‘Tarazed’) traz suporte de hardware atualizado por meio de kernels mais recentes e muda o sistema de som padrão para PipeWire.
Não mudou muita coisa na superfície, a distribuição funciona e parece a mesma, no entanto, este ciclo teve muito trabalho nos bastidores.
Houve a ressincronização com a árvore de testes do Gentoo Linux a partir de 21.01.2024; Kernel Linux 6.6.13 LTS como padrão, 6.1 LTS e 5.15 LTS disponíveis em repositórios, para quem deseja um kernel mais antigo;
Além disso, a distro traz o glibc 2.37, GCC 13.2.0, Binutils 2.40, Clang/LLVM 17.0.6, conjunto de ferramentas baseado em Rust 1.74.1; o mais recente Mesa, X.Org Server, XWayland e pilha gráfica baseada em Wayland;
Para completar, o PipeWire é agora a implementação padrão do servidor de som, substituindo PulseAudio e JACK, modernizando a pilha de som; OpenSSL 3 agora é padrão, afastando-se do bom e velho OpenSSL 1; FFmpeg 6 agora é o padrão.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Redcore Linux 2401
Se você sempre quis usar o Gentoo Linux em seu computador pessoal sem o incômodo de compilá-lo do zero, você pode baixar a versão mais recente do Redcore Linux agora mesmo, a imagem ISO do Redcore Linux 2401 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux