A Red Hat acaba de lançar sua mais recente distribuição OpenStack, o Red Hat OpenStack Platform 16. Confira as novidades desse release!
O OpenStack é um sistema operacional em nuvem que controla grandes pools de recursos de computação, armazenamento e rede em um datacenter, todos gerenciados e provisionados por meio de APIs com mecanismos de autenticação comuns.
O SUSE pode ter desistido da nuvem do OpenStack Infrastructure-as-a-Service (IaaS), mas a Red Hat não. A empresa com sede em Raleigh, N.C. acaba de lançar sua mais recente distribuição OpenStack, Red Hat OpenStack Platform (RHOP) 16.
Este novo OpenStack foi desenvolvido com base no Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 8.
A versão adiciona um ciclo de vida de suporte refinado e de longa vida útil, consolidação abrangente de recursos e um novo compromisso de oferecer inovação contínua da comunidade como recursos prontos para a empresa por meio de lançamentos de stream.
Ele combina as melhores características dos três últimos treinos de lançamento do OpenStack, juntamente com o molho especial da Red Hat.
Modular por design, o novo Red Hat OpenStack visa otimizar as operações de TI para aplicativos tradicionais existentes. Mas não é apenas a mesma nuvem antiga de armazenamento de arquivos IaaS de 10 anos atrás.
Agora ele pode ser usado como base para aplicativos nativos da nuvem, como virtualização de funções de rede (NFV), computação de borda, inteligência artificial (AI) e aprendizado de máquina (ML).
No passado, um dos choques contra o OpenStack foi que ele mudou tão rapidamente que era difícil padronizá-lo. Pisque duas vezes e já havia uma nova versão principal.
O RHOP 16 foi desenvolvido para ajudar as organizações a padronizar e permanecer na plataforma por até cinco anos.
Isso não significa que você precise esperar pelo melhor dos recursos e melhorias mais recentes do OpenStack. A Red Hat os integrará ao RHOP sem exigir que você faça uma atualização importante da plataforma.
Como Joe Fernandes, vice-presidente de plataformas de nuvem da Red Hat, explicou em um comunicado:
“Com o Red Hat OpenStack Platform 16, atualizamos a cadência de inovação para refletir a capacidade e o desejo das organizações de TI corporativas de consumir e implantar novos lançamentos. Agora, alinhadas ao Red Hat Enterprise Linux, as empresas podem se beneficiar de um fluxo mais contínuo de novos recursos, como computação de ponta e NFV, sem a necessidade de uma nova versão da plataforma, ajudando as organizações a inovar na velocidade e escala que fazem mais sentido para suas operações exclusivas.”
Novidades Red Hat OpenStack Platform 16
Esta versão vem com vários novos recursos. Entre os destaques estão:
- Implantações de várias células usando Cells v2: OpenStack Compute agora é alimentado por células por padrão. Você pode configurar implantações maiores para usar várias células, cada célula com nós de computação e banco de dados específicos. Os serviços globais controlam a colocação e as operações à prova de falhas, e a separação em células ajuda a melhorar a segurança e o isolamento do processo.
- Colocação de instâncias fixas e flutuantes em um único host: agora você pode agendar instâncias com CPUs fixadas no mesmo host que instâncias que usam CPUs flutuantes
- Suporte a TLS / SSL da API interna da Rede Virtual Aberta (OVN): o RHOP agora suporta a criptografia do tráfego da API interna do OVN usando o TLS (Transport Layer Security).
- Implantação de OVN sobre IPv6: A Plataforma Red Hat OpenStack agora suporta a implantação de OVN em uma rede IPv6.
Você também pode usar o RHOP com a nuvem híbrida baseada em Kubernetes da Red Hat.
Isso é feito ao ser totalmente integrado à Red Hat OpenShift Container Platform. O resultado líquido é, promete a Red Hat, que você pode “implantar com confiança cargas de trabalho tradicionais e nativas da nuvem na Red Hat OpenStack Platform”.
Existem inúmeras nuvens IaaS e distribuições do OpenStack por aí. Dito isto, este novo lançamento da Red Hat, especialmente com seu novo suporte de longo prazo, merece uma olhada.
- Como instalar o emulador arcade RetroArch no Ubuntu
- Como instalar o jogo Cows Revenge no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu