A Red Hat anunciou o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 8, a mais recente versão do seu sistema operacional. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é uma distribuição Linux desenvolvida pela Red Hat e voltada para o mercado comercial. O Red Hat Enterprise Linux é lançado em edições de servidores para arquiteturas x86, x86_64, Itanium, PowerPC e IBM System z e edições de desktop para processadores x86 e x86_64.
Todo o suporte e treinamento oficial da Red Hat e o Red Hat Certification Program são centrados na plataforma Red Hat Enterprise Linux.
A Red Hat usa regras estritas de marca registrada para restringir a redistribuição gratuita de suas versões oficialmente suportadas do Red Hat Enterprise Linux, mas ainda fornece livremente seu código-fonte.
Assim, derivados de terceiros podem ser construídos e redistribuídos pela remoção de componentes não livres.
Agora, a Red Hat anunciou a disponibilidade geral da série de sistemas operacionais Red Hat Enterprise Linux 8, uma grande atualização para seu poderoso sistema operacional baseado em Linux, pronto para a empresa, para ambientes de nuvem e TI corporativa.
Chegando quase cinco anos após o lançamento da série Red Hat Enterprise Linux 7, a série RHEL 8 agora está disponível com novos e poderosos recursos e otimizações que permitem executá-lo em qualquer ambiente e suporta qualquer carga de trabalho.
Nas palavras da própria Red Hat:
“O RHEL 8 é o sistema operacional redesenhado para a era da nuvem híbrida e construído para suportar as cargas de trabalho e operações que se estendem dos centros de dados corporativos para várias nuvens públicas. Dos containers Linux e da nuvem híbrida ao DevOps e à inteligência artificial (AI), o Red Hat Enterprise Linux 8 foi desenvolvido para não apenas oferecer suporte à TI corporativa na nuvem híbrida, mas também para ajudar essas novas estratégias de tecnologia a prosperar.”
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Novidades do Red Hat Enterprise Linux 8
RHEL 8 vem com o GNOME 3.28 rodando no Wayland como o ambiente de desktop padrão. A nova versão também inclui um utilitário Image Builder para criar imagens personalizadas da distribuição para implantação.
Baseado no Fedora 28 e no upstream do kernel 4.18, o RHEL 8.0 fornece aos usuários uma base estável, segura e consistente em implementações de nuvem híbrida com as ferramentas necessárias para suportar cargas de trabalho tradicionais e emergentes.
O RHEL 8 vem com muitos novos recursos para a era da nuvem híbrida e o mundo corporativo, incluindo o complemento do Red Hat Smart Management para configuração, gerenciamento, aplicação de patches e provisionamento de implementações do Red Hat Enterprise Linux 8 em toda nuvem híbrida, bem como Application Streams, que consiste em estruturas de movimento rápido, linguagens de programação e ferramentas de desenvolvedor que são atualizadas com frequência.
O RHEL 8 também traz diversas áreas de administração e gerenciamento de melhorias para torná-lo mais acessível a novos administradores de sistemas, administradores do Windows, bem como iniciantes Linux com as Funções do Sistema Red Hat Enterprise Linux para automatizar tarefas complexas e console web Red Hat Enterprise Linux, para gerenciar e monitorar a integridade de seus sistemas Red Hat Enterprise Linux.
Do lado da segurança, o RHEL 8 vem com suporte embutido para os padrões criptográficos OpenSSL 1.1.1 e TLS 1.3.
Essa versão também oferece suporte total ao kit de ferramentas do contêiner Red Hat para criação, execução e compartilhamento de aplicativos contêineres, aprimoramentos para suporte a arquiteturas ARM e POWER, soluções SAP e aplicativos em tempo real, além de suporte à infraestrutura de nuvem híbrida da Red Hat.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse o anúncio de lançamento e a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Red Hat Enterprise Linux 8
A imagem ISO do RHEL 8 já pode ser baixada acessando o portal do cliente da Red Hat.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o client CLI para Heroku no Linux via Snap
- qBittorrent 4.1.6 lançado com várias correções de bugs
- Firefox 66.0.4 lançado com correção para Addons desativados
- Red Hat Enterprise Linux 8 lançado oficialmente – Confira as novidades
- Como instalar o programa IRPF 2019 no Linux via arquivo JAR [Atualizado]