Sabia que a Red Hat Arcade fornece jogos de código aberto para os gamers? Conheça a história por trás dessa iniciativa da Red Hat.
Os videogames são algo que aos poucos vem ganhando destaque no Linux, porém, a grande maioria destes ainda são tão exclusivos como quando só podiam ser jogados no Windows.
Para ajudar a mudar um pouco a situação, a Red Hat tomou a decisão de disponibilizar publicamente alguns dos videogames que até agora estavam disponíveis apenas para aqueles que participaram de seus eventos.
A história vem do fato de que uma das mais novas Comunidades de Prática da Red Hat é dedicada a videogames.
Dos esforços da comunidade surgiram alguns jogos que estavam disponíveis para uso nos estandes da Red Hat em conferências, o primeiro sendo o Customer Portal Engage, desenvolvido em torno do Leap Motion Controller.
Com o tempo, mais jogos foram criados que poderiam ser jogados nas máquinas arcade Command Line Heroes Arcade colocadas em eventos como Red Hat Summit, Open Source Summit, KubeCon e outros.
Mas, como todos sabemos, a pandemia Covid-19 obrigou os eventos a serem realizados virtualmente, uma circunstância que não impediu a Red Hat graças ao fato de os jogos terem sido construídos com tecnologias web, o que facilitou muito sua implantação por outros meios .
Assistentes virtuais puderam acessar alguns dos jogos do Red Hat Summit realizado em 2020.
A operação se repetiu em eventos como IBM Think, Open Source Summit e KubeCon com grande sucesso, já que cada assistente virtual gastava cerca de 40 minutos jogando, um valor médio que aos olhos da empresa significou um aumento na popularidade dos jogos.
No entanto, e como a intenção era manter viva a essência das máquinas de fliperama, o acesso foi interrompido após o encerramento dos eventos.
Felizmente isso mudou a partir de outubro de 2020, quando na celebração da “We Are Red Hat Week” foi decidido dar aos jogos um novo local que fosse permanente e também aberto ao público com seu próprio subdomínio, que foi encerrado recentemente materializando.
Curiosamente, os jogos têm classificações internas, o que pode aumentar a competitividade, especialmente entre os funcionários da Red Hat.
Red Hat Arcade fornece jogos de código aberto para os gamers
O Red Hat Arcade é executado em uma implementação Red Hat OpenShift Dedicated hospedada na infraestrutura OSCI do Office of Open Source Programs da Red Hat Company.
Os jogos, cujos códigos-fonte são publicados como software livre, são construídos em HTML5 e são servidos por meio de contêineres httpd-container e Node.js s2i.
Você quer testar suas habilidades? Acesse o Red Hat Arcade e veja até onde você pode ir.