Red Hat anunciou o Red Hat Enterprise Linux AI

Prometendo uma mudança significativa em como as empresas podem aproveitar a IA generativa, a Red Hat anunciou o Red Hat Enterprise Linux AI.

A IA já está em todos os lugares e, de acordo com muitos especialistas, será uma grande força moldando o futuro da tecnologia em geral.

Até agora, no entanto, não houve uma distribuição Linux que seja especializada em desenvolver, testar e executar modelos de IA generativos. Bem, esse não é mais o caso.

Como informamos no início de maio, a Red Hat estava trabalhando em uma nova versão de sua distribuição RHEL, apresentando modelos Granite de código aberto projetados para empresas que precisam de uma plataforma confiável para desenvolver aplicativos de IA.

Alguns dias atrás, a empresa anunciou a disponibilidade geral do Red Hat Enterprise Linux AI.

Red Hat anunciou o Red Hat Enterprise Linux AI

Red Hat anunciou o Red Hat Enterprise Linux AI
Red Hat anunciou o Red Hat Enterprise Linux AI

Red Hat Enterprise Linux AI agora está disponível para o público em geral, oferecendo às empresas soluções de IA de código aberto e econômicas.

Ele integra a família de modelos de linguagem grande Granite com licença de código aberto (distribuída sob a licença Apache-2.0) com as inovadoras ferramentas de alinhamento InstructLab.

Essa combinação é otimizada para implantação em servidores individuais na nuvem híbrida, prometendo uma mudança significativa em como as empresas podem aproveitar a IA generativa.

A distribuição é entregue como uma imagem inicializável que inclui o Red Hat Enterprise Linux junto com bibliotecas de IA populares, como PyTorch, e é otimizada para hardware de fabricantes líderes como NVIDIA, Intel e AMD, garantindo recursos de inferência de IA de alto desempenho.

Além disso, o RHEL AI aborda os principais desafios tornando a IA generativa mais acessível, eficiente e flexível para CIOs e organizações de TI na nuvem híbrida.

O ponto-chave acima é “mais acessível” porque o custo do treinamento de modelos de IA generativa não deve ser subestimado, com alguns custando até US$ 200 milhões antes mesmo de serem lançados.

O RHEL AI busca mudar isso oferecendo uma solução mais eficiente e econômica, reduzindo as barreiras de entrada para empresas que buscam integrar IA em suas operações.

O robusto modelo de assinatura do Red Hat oferece suporte à plataforma, que oferece distribuição de produtos corporativos, suporte de produção 24×7, suporte estendido ao ciclo de vida do modelo e proteções legais sob Open Source Assurance.

A partir de 5 de setembro, o RHEL AI estará acessível por meio do Red Hat Customer Portal para uso local ou como uma oferta “traga sua própria assinatura” (BYOS) na Amazon Web Services e IBM Cloud.

Além disso, há planos para estender as ofertas BYOS para o Azure e o Google Cloud no quarto trimestre de 2024. Mais expansões das parcerias de nuvem e OEM do RHEL AI são esperadas nos próximos meses

Sair da versão mobile