Sabia que um novo recurso de privacidade do Firefox remove URLs de parâmetros de rastreamento? Confira o detalhes dessa funcionalidade.
O Mozilla Firefox 102 foi lançado recentemente com um novo recurso de privacidade que remove parâmetros de URLs usados para rastreá-lo na web.
Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs
Várias empresas, incluindo Facebook, Marketo, Olytics e HubSpot, utilizam parâmetros de consulta de URL personalizados para rastrear cliques em links.
Por exemplo, o Facebook anexa um parâmetro de consulta fbclid a links de saída para rastrear cliques, com um exemplo de um desses URLs mostrado abaixo.
https://www.example.com/?fbclid=IwAR4HesRZLT-fxhhh3nZ7WKsOpaiFzsg4nH0K4WLRHw1h467GdRjaLilWbLs
Com o lançamento do Firefox 102, a Mozilla adicionou o novo recurso ‘Query Parameter Stripping’ que remove automaticamente vários parâmetros de consulta usados para rastreamento de URLs quando você os abre, seja clicando em um link ou simplesmente colando o URL no endereço bar.
Uma vez ativado, o Mozilla Firefox removerá os seguintes parâmetros de rastreamento dos URLs quando você clicar em links ou colar um URL na barra de endereço:
- Olytics: oly_enc_id=, oly_anon_id=
- Drip: __s=
- Vero: vero_id=
- HubSpot: _hsenc=
- Marketo: mkt_tok=
- Facebook: fbclid=, mc_eid=
Para ilustrar como isso funciona, o site BleepingComputer criou uma página de teste contendo links para example.com com os parâmetros de rastreamento acima.
Como você pode ver abaixo, quando clico no link para https://example.com/?fbclid=12, ele abre https://example.com, mas com o parâmetro de rastreamento removido.
Embora este seja um ótimo começo, existem rastreadores adicionais que não estão sendo filtrados, que o Brave Browser focado em privacidade bloqueia atualmente.
Como ativar o novo recurso de privacidade
O novo recurso Query Parameter Stripping faz parte da proteção aprimorada contra rastreamento do Firefox.
Para habilitar a remoção de parâmetros de consulta, vá para as configurações do Firefox, clique em ‘Privacy & Security’ (Privacidade e segurança) e altere ‘Enhanced Tracking Protection’ (Proteção de rastreamento aprimorada) para ‘Strict’ (Estrita).
No entanto, esses parâmetros de rastreamento não serão removidos no modo privado, mesmo com o modo estrito ativado.
Para habilitar também o recurso no Modo Privado, digite about:config
na barra de endereços, procure por strip
e defina a opção ‘privacy.query_stripping.enabled.pbmode
‘ como true
, conforme mostrado abaixo.
Deve-se observar que a configuração da Proteção de rastreamento aprimorada como Estrita pode causar problemas ao usar sites específicos.
Se você habilitar esse recurso e descobrir que os sites não estão funcionando corretamente, basta configurá-lo novamente para Padrão (desativa esse recurso) ou para a configuração Personalizada, que exigirá alguns ajustes.vvvv