Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs

Sabia que um novo recurso de privacidade do Firefox remove URLs de parâmetros de rastreamento? Confira o detalhes dessa funcionalidade.

O Mozilla Firefox 102 foi lançado recentemente com um novo recurso de privacidade que remove parâmetros de URLs usados ​​para rastreá-lo na web.

Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs

Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs
Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs

Várias empresas, incluindo Facebook, Marketo, Olytics e HubSpot, utilizam parâmetros de consulta de URL personalizados para rastrear cliques em links.

Por exemplo, o Facebook anexa um parâmetro de consulta fbclid a links de saída para rastrear cliques, com um exemplo de um desses URLs mostrado abaixo.
https://www.example.com/?fbclid=IwAR4HesRZLT-fxhhh3nZ7WKsOpaiFzsg4nH0K4WLRHw1h467GdRjaLilWbLs

Com o lançamento do Firefox 102, a Mozilla adicionou o novo recurso ‘Query Parameter Stripping’ que remove automaticamente vários parâmetros de consulta usados ​​para rastreamento de URLs quando você os abre, seja clicando em um link ou simplesmente colando o URL no endereço bar.

Uma vez ativado, o Mozilla Firefox removerá os seguintes parâmetros de rastreamento dos URLs quando você clicar em links ou colar um URL na barra de endereço:

  • Olytics: oly_enc_id=, oly_anon_id=
  • Drip: __s=
  • Vero: vero_id=
  • HubSpot: _hsenc=
  • Marketo: mkt_tok=
  • Facebook: fbclid=, mc_eid=

Para ilustrar como isso funciona, o site BleepingComputer criou uma página de teste contendo links para example.com com os parâmetros de rastreamento acima.

Como você pode ver abaixo, quando clico no link para https://example.com/?fbclid=12, ele abre https://example.com, mas com o parâmetro de rastreamento removido.

Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs
Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs – Demonstração do recurso Firefox Query Stripping Fonte: BleepingComputer

Embora este seja um ótimo começo, existem rastreadores adicionais que não estão sendo filtrados, que o Brave Browser focado em privacidade bloqueia atualmente.

Como ativar o novo recurso de privacidade

O novo recurso Query Parameter Stripping faz parte da proteção aprimorada contra rastreamento do Firefox.

Para habilitar a remoção de parâmetros de consulta, vá para as configurações do Firefox, clique em ‘Privacy & Security’ (Privacidade e segurança) e altere ‘Enhanced Tracking Protection’ (Proteção de rastreamento aprimorada) para ‘Strict’ (Estrita).

Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs
Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs – Proteção Aprimorada contra Rastreamento do Mozilla Firefox definida como Estrita Fonte: BleepingComputer

No entanto, esses parâmetros de rastreamento não serão removidos no modo privado, mesmo com o modo estrito ativado.

Para habilitar também o recurso no Modo Privado, digite about:config na barra de endereços, procure por strip e defina a opção ‘privacy.query_stripping.enabled.pbmode‘ como true, conforme mostrado abaixo.

Ativando a configuração privacy.query_stripping.enabled.pbmode
Recurso de privacidade do Firefox remove parâmetros de rastreamento das URLs – Ativando a configuração privacy.query_stripping.enabled.pbmode Fonte: BleepingComputer

Deve-se observar que a configuração da Proteção de rastreamento aprimorada como Estrita pode causar problemas ao usar sites específicos.

Se você habilitar esse recurso e descobrir que os sites não estão funcionando corretamente, basta configurá-lo novamente para Padrão (desativa esse recurso) ou para a configuração Personalizada, que exigirá alguns ajustes.vvvv

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.