Depois de ser removido e receber críticas sobre seu sumiço, o recurso de prevenção de suicídio do Twitter está de volta.
O Twitter restaurou seu recurso de prevenção de suicídio após removê-lo brevemente na semana passada. A empresa diz que a remoção foi temporária, pois estava otimizando o recurso. O banner #ThereIsHelp está de volta ao aplicativo de mídia social.
Recurso de prevenção de suicídio do Twitter está de volta
Em muitas outras plataformas online, o Twitter também ofereceu um recurso de prevenção ao suicídio. Quando os usuários pesquisam determinado conteúdo que pode sugerir automutilação, é exibido um banner #ThereIsHelp que os direciona para linhas diretas de prevenção ao suicídio e outros recursos de segurança.
Mas esse banner desapareceu repentinamente do Twitter na semana passada. As notícias se espalharam rapidamente de que Elon Musk ordenou sua remoção, levando a críticas generalizadas de usuários e defensores da segurança do consumidor.
Musk, por sua vez, chamou de “Fake news” (notícias falsas) e disse que o banner ainda está no ar, embora não apareça para muitos usuários. “O Twitter não impede o suicídio”, acrescentou em seu estilo típico.
Acontece que a notícia estava realmente incorreta. O CEO do Twitter não ordenou a remoção do recurso de prevenção de suicídio.
Em vez disso, foi o departamento de confiança e segurança da empresa que fez algumas alterações no banner. O prompt está aparecendo novamente abaixo desse conteúdo.
O chefe de confiança e segurança do Twitter disse à Reuters, que originalmente alegou que Musk ordenou a remoção do recurso, que a empresa estava otimizando o banner e o removeu temporariamente.
A rede social trabalhou o tamanho do banner e sua relevância. Ele também corrigiu prompts desatualizados.
“Sabemos que eles são úteis e nossa intenção não era eliminá-los permanentemente.”, acrescentou ela em sua declaração por e-mail à publicação.
Twitter planeja adotar a abordagem do Google para seu recurso de prevenção de suicídio
Além de esclarecer a remoção temporária do banner #ThereIsHelp na semana passada, Irwin também compartilhou mais informações sobre o plano do Twitter para seu recurso de prevenção ao suicídio. Ela disse que a empresa adotará a abordagem do Google para esse banner.
“O Google fornece prompts de mensagens altamente relevantes com base em termos de pesquisa, eles estão sempre atualizados e são otimizados apropriadamente para dispositivos móveis e web”, disse Irwin, acrescentando que o Twitter está “espelhando” algumas dessas abordagens em suas mudanças.
O banner #ThereIsHelp do Twitter apareceu nos resultados de pesquisa para tópicos como suicídio, automutilação, HIV, COVID-19, exploração sexual infantil, violência doméstica, violência de gênero e muito mais. Não está claro se o banner foi restaurado para todos esses tópicos.
Enquanto isso, os defensores da segurança do consumidor apontaram que a empresa deveria ter trabalhado nas mudanças “em paralelo” sem remover os recursos existentes. Uma vez pronto, poderia ter substituído imediatamente aqueles com novos recursos.