O Recurso Twitter confirmou que está usando o recurso ‘Birdwatch’ do Twitter para combater notícias falsas adicionando mais contexto. Conheça melhor essa função.
As conversas sobre ‘Birdwatch’ começaram em agosto, quando a engenheira reversa Jane Manchun Wong o descobriu no site. Nna época, ele não tinha um nome mas estava claro que o recurso permitirá que os moderadores sinalizem um tweet e adicionem notas a ele.
Agora, o Twitter atualizou seu site logo após a descoberta de Wong e, em seguida, um código semelhante foi localizado no aplicativo beta do iOS. A empresa confirmou o recurso como uma tentativa de controlar a desinformação e adicionar contexto aos tweets.
Recurso ‘Birdwatch’ do Twitter para combater notícias falsas adicionando mais contexto
Não está claro como o Birdwatch no Twitter funcionará exatamente, mas especula-se que seja um método de moderação crowdsourced.
Twitter is working on a moderation tool to monitor misinformations on Twitter
Moderators can flag tweets, vote on whether it is misleading, and add a note about it
(I made up my own note to show what it currently looks like) pic.twitter.com/YIa6zt58Fj
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) August 5, 2020
Para começar, o nome Birdwatch está relacionado a um sistema de moderação no Twitter.
O gigante da mídia social tem estado ativo na moderação de desinformação recentemente. Eles chegaram ao ponto de sinalizar o tweet do presidente Trump para uma verificação de fatos.
Indo pela descoberta inicial de Wong e pela versão iOS do recurso revelado por Matt Navarra, temos uma ideia de como isso funcionará.
O recurso trará um botão ‘Adicionar ao Birdwatch’ ao menu, de onde você poderá acessar as funções ‘reportar’ e ‘bloquear’. Ele também adicionará um ícone de binóculo próximo ao canto inferior direito de cada tweet.
Isso permitiria aos moderadores adicionar notas e ver as notas adicionadas por outros moderadores.
O Twitter Birdwatch provavelmente adicionará mais contexto a postagens enganosas por meio da moderação crowdsourced. Crowdsourcing não é novidade no Twitter. A plataforma o usa para moderar seu Periscope, seu aplicativo de streaming ao vivo.
No entanto, o funcionamento perfeito do crowdsourcing é um motivo de preocupação quando falamos sobre a inscrição no Twitter. Digamos que se todos obtiverem o Birdwatch, partes do Twitter podem ver milhares de anotações ou notas em um único tweet.
Também existe a possibilidade de trolls mexerem com a moderação dos cidadãos. Além disso, e se os trolls ou mesmo o público em geral sinalizarem um tweet muitas vezes?
Até agora, não há detalhes sobre como isso vai funcionar, mas como está no pipeline, podemos muito bem esperar pela implementação.