Conheça o Ray-Ban Stories, um óculos inteligente com câmeras embutidas, alto-falantes… e Facebook! Que tal sair tirando fotos por aí?
Os óculos inteligentes têm uma história um tanto histórica. O Google Glass foi um fracasso, fora do mercado corporativo. Os óculos Snapchat geraram muito buzz no início, mas diminuiu nos últimos anos (e eles parecem engraçados).
Mas o Facebook e a Ray-Ban esperam que as coisas sejam diferentes com seus novos óculos inteligentes Ray-Ban Stories.
Ray-Ban Stories, um óculos inteligente com câmeras embutidas, alto-falantes… e Facebook
E há pelo menos uma boa razão para pensar que eles podem estar certos: esses óculos de US$ 299 são projetados para parecer e funcionar quase exatamente como um conjunto normal de Ray-Bans, enquanto adicionam recursos como câmeras para tirar fotos ou vídeos curtos e alto-falantes para ouvir áudio.
Dito isso, seu sucesso dependerá de quão dispostas as pessoas estão em colocar um par de óculos do Facebook em seus… rostos.
Primeiro, as boas notícias. As primeiras análises sugerem que as histórias de Ray-Ban realmente parecem quase idênticas a um conjunto comum de óculos de sol Ray-Ban, o que é uma coisa boa. Eles são elegantes há décadas.
Eles também parecem quase idênticos, pesando cerca de 5 gramas a mais do que um conjunto de Ray-Bands Wayfarers, apesar de todos os componentes eletrônicos adicionados, incluindo câmeras, alto-falantes, baterias, fios e antenas.
A qualidade de vídeo das câmeras duplas de 5 MP é considerada bastante decente para gravar clipes curtos, com estabilização de imagem para ajudar a manter as coisas estáveis mesmo quando você está caminhando.
Isso é útil se você quiser fazer algumas gravações com as mãos livres enquanto brinca com seus filhos ou animais de estimação, sai para uma corrida ou caminhada, ou qualquer outra coisa onde um telefone possa atrapalhar.
E a vida da bateria é considerada decente, com cerca de 3 horas de uso contínuo enquanto ouve música, ou até 6 horas de tempo de execução enquanto usa os óculos de forma intermitente para tirar fotos ou gravar vídeos.
Demora cerca de uma hora para carregar totalmente os óculos e eles vêm com um estojo de carregamento que permite recarregar algumas vezes em movimento, sem conectar a uma tomada de parede.
Diz-se que os alto-falantes embutidos têm um som muito bom, mas como estão perto de seus ouvidos, em vez de cobri-los como fones de ouvido normais, alguém que estiver por perto pode ser capaz de ouvir o que você está ouvindo.
E música ou filmes não soarão tão envolventes ao usar os Ray-Ban Stories como fones de ouvido Bluetooth.
Mas permite que você ouça música ou podcasts enquanto estiver no mundo sem se preocupar em não notar os sons de carros buzinando ou qualquer outra coisa que possa alertá-lo sobre um perigo. E você também pode receber chamadas sem tocar no telefone.
Para gravar uma foto ou vídeo, você pode pressionar um botão ou dizer “Ei Facebook, faça um vídeo”. E você pode controlar a reprodução de mídia graças a um touchpad integrado na lateral dos óculos.
Agora, para as outras coisas: o Facebook tem um site inteiro dedicado a explicar como as histórias de Ray-Ban foram projetadas com a privacidade em mente.
Você sabe, porque não é como se a empresa tivesse o melhor histórico em realmente manter as coisas privadas, então o Facebook quer que você saiba que eles realmente querem dizer isso desta vez.
Mas um ponto-chave de venda dos óculos é que você pode gravar imagens e vídeos de pessoas e lugares e depois compartilhá-los nas redes sociais (ou apenas salvá-los para você, eu acho, já que as fotos são sincronizadas com um novo aplicativo chamado Facebook View e não são enviados automaticamente para o Facebook ou Instagram).
E embora haja uma pequena luz LED que brilha branca nos óculos quando você está gravando… na verdade, é muito fácil perder porque os óculos se parecem muito com um par normal de Ray-Bans.
Joanna Stern, do Wall Street Journal, demonstra o problema em um vídeo recente, onde ela gravou um monte de pessoas, a maioria das quais não tinha ideia de que estavam sendo gravadas até que ela disse a elas (eles deram permissão para que essas gravações fossem usadas no vídeo dela).
Ao que parece, os novos Ray Bans Stories estão entre os óculos inteligentes mais confortáveis e atraentes até hoje.
E talvez isso não deva ser uma surpresa de uma parceria entre o Facebook (fabricantes da linha Oculus Quest de fones de ouvido VR) e a empresa-mãe de Ray-Ban, EssilorLuxottica.
Com preços a partir de US$ 299, eles também estão entre os mais acessíveis.
E isso pode ser uma ótima notícia para as pessoas que querem um conjunto de câmeras vestíveis que combinem com seus smartphones… e não se importam em compartilhar dados com o Facebook.
Poderia ser uma notícia menos importante para as pessoas que gostariam de saber quando uma câmera é apontada para elas.