E foi lançado o RawTherapee 5.11 com recursos inovadores, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
RawTherapee é um editor de imagens RAW não destrutivo disponível para Windows, macOS e Linux. Nele, os ajustes feitos são visualizados automaticamente, mas não são aplicados às imagens até a exportação.
Esse aplicativo suporta os formatos de imagem RAW mais comuns, incluindo Pentax, Sony Pixel Shift e Canon Dual-Pixel.
RawTherapee é uma aplicação que disponibiliza um conjunto de ferramentas para corrigir a reprodução de cores, ajustar o equilíbrio de branco, brilho e contraste, bem como funções automáticas de melhoramento de imagem e redução de ruído.
Ele serve para editar qualquer tipo de foto de seu PC que tem compatibilidade com várias câmeras digitais e suporta os formatos RAW, JPG, PNG e TIF.
Na verdade, o RawTherapee se destaca por ser capaz de suportar uma grande quantidade de formatos de arquivos RAW, inclusive de câmeras com sensores Foveon e X-Trans, podendo também trabalhar com o padrão Adobe DNG e com formatos JPEG, PNG e TIFF (até 32). bits por canal).
Agora, uma nova versão do software de processamento de imagem RAW de código aberto RawTherapee está agora disponível para download, o RawTherapee 5.11.
Novidades do RawTherapee 5.11
Mais de meio ano após seu lançamento anterior 5.10, RawTherapee, um poderoso software de edição de fotos de código aberto multiplataforma projetado para processar arquivos raw e produzir saídas de imagem de alta qualidade, lançou sua atualização mais recente, a versão 5.11, que traz uma série de recursos altamente esperados.
RawTherapee 5.11 não apenas ajusta os recursos existentes; ele introduz melhorias substanciais que melhoram significativamente a experiência do usuário.
O software agora oferece suporte a mais especificadores de formato no modelo de caminho para exportação de fila, incluindo opções para datas e novos tipos de caminho e uma função de visualização para exibir o caminho para imagens selecionadas.
Os fotógrafos apreciarão as novas configurações de zoom máximo para edição detalhada, enquanto a inclusão do HiDPI real substitui o antigo pseudo-HiDPI para visualizações de imagem mais nítidas.
Além disso, o navegador de arquivos agora permite que os usuários visualizem todas as imagens em subpastas, melhorando a organização e a acessibilidade das bibliotecas de fotos.
O RawTherapee 5.11 também amplia o escopo de formatos de arquivo raw suportados, incluindo arquivos raw Panasonic de 12 bits e arquivos raw compactados com perdas Fujifilm, juntamente com a capacidade de abrir imagens JPEG XL.
Uma melhoria notável é a integração de correções de lentes de metadados de arquivo para várias marcas de câmeras, agilizando o processo de correção durante a edição.
Transição de “Ajustes locais” para “Edição seletiva”, este recurso foi refinado para permitir a aplicação global de edições em toda a imagem uniformemente.
Os aprimoramentos do RawTherapee 5.11 incluem novos botões de visualização ΔE para subferramentas e difusão de filtro graduado ajustável, proporcionando mais controle e precisão na manipulação de fotos.
Uma mudança significativa no RawTherapee 5.11 é a adoção do LibRaw para leitura de arquivos raw, substituindo o sistema dcraw desatualizado.
Essa transição garante melhor suporte para modelos de câmera e formatos raw mais novos, embora os usuários sejam encorajados a relatar quaisquer bugs encontrados com arquivos que o LibRaw não consiga manipular adequadamente.
A versão mais recente também inclui notas importantes para mantenedores de pacotes. O RawTherapee agora requer GTK+ >= 3.24.3 e, opcionalmente, depende do LibRaw >= 0.21 e libjxl para suporte a JPEG XL.
Essas atualizações garantem melhor desempenho e compatibilidade com dependências mais recentes.
Para saber mais sobre essa versão do RawTherapee, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o RawTherapee 5.11
RawTherapee é um software livre e de código aberto disponível para Windows, macOS e Linux.
Você pode fazer o download do RawTherapee 5.11 para sistemas Linux como um .AppImage.
O AppImages pode ser executado em praticamente todas as distribuições modernas do Linux, incluindo o Ubuntu, embora você precise dar a permissão binária antes que ela seja executada.
Então, para instalar a versão mais recente do RawTherapee nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de imagens RAW RawTherapee no Linux
Se você preferir um método de instalação mais tradicional, pode instalar o RawTherapee no Ubuntu e Linux Mint usando um PPA mantido pela comunidade:
Como instalar o editor de imagens RAW RawTherapee no Ubuntu
Uma compilação do Windows e o código fonte podem ser encontrados no site oficial do aplicativo. Os usuários do macOS precisarão compilar o aplicativo a partir da fonte, detalhes sobre como podem estar na página wiki do projeto.