A Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão de seu sistema operacional, o Raspbian 2019-09-26. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Raspbian é um sistema operacional livre baseado no Debian Linux e otimizado para o hardware Raspberry Pi (a arquitetura do processador armhf).
Raspbian vem com mais de 35.000 pacotes, ou software pré-compilado em um formato agradável para fácil instalação em um Raspberry Pi.
A compilação inicial foi concluída em junho de 2012, mas a distribuição continua ativa, desenvolvida com ênfase na melhoria da estabilidade e desempenho de tantos pacotes Debian quanto possível.
Agora, a Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão do sistema operacional oficial do Raspberry Pi, o Raspbian, para melhorar o suporte ao mais recente computador Raspberry Pi 4, além de adicionar muitos outras melhorias e componentes atualizados.
Novidades do Raspbian 2019-09-26
Sim. As imagens do Raspbian 2019-09-26 estão agora disponíveis para download e incluem a ferramenta rpi-eeprom, que atualizará automaticamente a EEPROM SPI no novo computador Raspberry Pi 4 para a versão estável mais recente.
Além disso, ele adiciona suporte a overscan adicionado ao driver FKMS e melhora a conexão Bluetooth com dispositivos de áudio adicionando as alterações mais recentes à interface do Bluez ALSA.
Além disso, a ferramenta Configurações de áudio foi modificada para integrar-se mais de perto com o plug-in Volume, que agora permite aos usuários alternar dispositivos de entrada de áudio, bem como a saída de áudio entre dois dispositivos HDMI.
O suporte para mais dispositivos de áudio também foi adicionado no Raspbian 2019-09-26, implementando os valores “plug” no arquivo de configuração do ALSA (.asoundrc).
O suporte para configurações de vários monitores também foi melhorado nesta versão com a implementação de novas opções no painel Configurações de aparência para usar a mesma área de trabalho nos dois monitores ou exibir ícones diferentes da área de trabalho nos dois monitores.
Além disso, a ferramenta Configuração da tela agora exibe menus separados para resolução e taxa de atualização.
Por outro lado, as configurações principais e ativas do monitor foram removidas da ferramenta Screen Configuration e a barra de tarefas agora será automaticamente movida para o monitor 0 se o monitor 1 não for encontrado na inicialização.
Novos atalhos de teclado também foram adicionados para abrir o menu de desligamento (Ctrl-Alt-End) e para mover a barra de tarefas entre os monitores (Ctrl-Alt-M).
O Raspbian 2019-09-26 também corrige vários erros para melhorar a confiabilidade geral do sistema operacional.
Entre eles, podemos citar problemas com a manipulação de URL no Terminal, valores octais nos SSIDs no plug-in de rede, valor restante na barra de progresso ao transferir arquivos, abertura do menu iniciar no monitor incorreto e integração da ferramenta Xarchiver ao gerenciador de arquivos .
Problemas com o ícone do Bluetooth desaparecendo nas plataformas x86 quando o Bluetooth está desativado, a ferramenta Configuração da tela não é exibida nas plataformas x86 e as configurações não são salvas, os aplicativos minimizados são exibidos incorretamente na barra de tarefas no segundo monitor e o menu Iniciar é aberto no monitor incorreto também foram abordados.
Várias atualizações de tradução também estão incluídas nesta versão.
Sob o capô, o Raspbian 2019-09-26 é alimentado pelo kernel Linux 4.19.75 e inclui vários componentes e aplicativos atualizados, entre os quais podemos mencionar Chromium 74, VLC 3.0.8, RealVNC 6.5.0, RealVNC Viewer 6.19.715, Mathematica 12.0.1, Scratch 3, Sonic Pi 3.1.0, NodeRED 0.20.8, Thonny 3.2 e Adobe Flash Player 32.0.0.255. Os utilitários NTFS-3G e Linux PCI foram adicionados, o Epiphany foi removido e o Leafpad foi substituído por Mousepad.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
Baixe e experimente o Raspbian 2019-04-08
A imagem ISO do Raspbian 2019-09-26 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Para uma nova instalação, recomendamos o download da imagem Raspbian 2019-04-08, que você pode instalar facilmente em um cartão SD para rodar no seu pequeno computador Raspberry Pi.
O Raspbian é compatível com todos os modelos Raspberry Pi que a Fundação Raspberry Pi lançou e ainda suporta.
Mas os usuários existentes não terão que baixar a nova imagem para atualizar, basta executar o comando ‘sudo apt-get update & sudo apt-get dist-upgrade
‘ em um emulador de terminal, para aplicar todas as atualizações mais recentes.
Verifique se a imagem ISO do Raspbian 2019-09-26 está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
Via Softpedia
O que está sendo falado no blog
- Raspbian 2019-09-26 lançado com melhorias no suporte ao Raspberry Pi 4 e mais
- Exaile 4 Lançado – Seu Primeiro Lançamento em 4 Anos
- Wine 4.17, D9VK 0.22 e DXVK 1.4.1 lançados com novidades para jogos
- Ubuntu Cinnamon Remix lançará uma versão completa no início de 2020
- Google começará com o bloqueio automático no Chrome de processos que consomem muitos recursos