Raspbian 2018-10-09 lançado com suporte a Rashberry Pi PoE HAT

Foi lançado o Raspbian 2018-10-09 com suporte a Rashberry Pi PoE HAT, várias melhorias e atualizações. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.


Raspbian é um sistema operacional livre baseado no Debian e otimizado para o hardware do Raspberry Pi.

Raspbian 2018-10-09 lançado com suporte a Rashberry Pi PoE HAT
Raspbian 2018-10-09 lançado com suporte a Rashberry Pi PoE HAT

No entanto, o Raspbian oferece mais do que um sistema operacional puro: ele vem com mais de 35.000 pacotes, software pré-compilado em um formato agradável para fácil instalação no Raspberry Pi.

O Raspbian foi criado por uma equipe pequena e dedicada de desenvolvedores que são fãs do hardware do Raspberry Pi, dos objetivos educacionais da Pi Foundation e, é claro, do Projeto Debian.

Novidades do Raspbian 2018-10-09

Raspbian 2018-10-09 vem com várias melhorias e atualizações mais recentes.

Executando o kernel Linux 4.14.71 (versão com suporte de longo prazo), essa versão do Raspbian vem com suporte para o Rashberry Pi PoE HAT (Power over Ethernet) da Raspberry Pi Foundation, um pequeno acessório para o Raspberry Pi 3 Modelo B+ que permite fornecer energia através de um cabo Ethernet.

Raspbian 2018-10-09 também atualiza o assistente de inicialização implementando suporte para atribuir layouts de teclado por país, uma nova opção para usar o layout de teclado dos EUA em preferência a opção específica do país, a capacidade de exibir o endereço IP do computador na primeira página, e suporte para verificação de redes Wi-Fi.

Além disso, o assistente de inicialização do Raspbian agora permite que os usuários instalem pacotes de idiomas para o pacote de escritório do LibreOffice e outros aplicativos de código aberto, bem como para oferecer navegação de teclado muito melhorada.

Para completar, o assistente de inicialização e a configuração do Raspberry Pi agora funcionam corretamente com senhas contendo caracteres de shell.

Melhoria na coexistência de Wi-Fi e Bluetooth, componentes atualizados

Entre outras melhorias notáveis ​​incluídas na nova versão Raspbian, podemos mencionar o suporte para o plugin de rede para esconder as senhas Wi-Fi por padrão, suporte para o plugin de indicador de bateria para lidar com falhas de monitor de hardware Raspberry Pi-top e suporte para dhcpcd, para trabalhar com dispositivos 3G.

Essa versão também traz a capacidade de impedir que atualizações de software alterem arquivos de configuração criando um arquivo oculto (~/.config/.lock), adiciona aceleração de hardware ao FFMpeg, melhora a coexistência de Wi-Fi e Bluetooth, aprimora a interface Bluetooth ALSA e adiciona um script para executar o fake-hwclock antes do systemd-fsck-root.

Os componentes atualizados incluídos nesta versão são o Adobe Flash Player 31.0.0.108 e o RealVNC Server 6.3.1.

Os plugins GPIO e SenseHAT do Scratch 2 também foram atualizados com suporte para definir um pino na lista suspensa em vez de texto livre e a capacidade de trocar os valores dos eixos X e Y pelos arrays de LED, respectivamente.

Novos pacotes incluídos no Raspbian 2018-10-09 são libav-tools e ssh-import-id, e o software Mathematica foi removido.

Baixe e experimente o Raspbian 2018-10-09

Os atuais usuários do sistema precisam apenas atualizar suas instalações para receber as atualizações e melhorias mais recentes executando o comando abaixo em um emulador de terminal.

sudo apt-get update && sudo apt-get full-upgrade

Para quem quer fazer uma nova instalação, a imagem ISO do Raspbian 2018-10-09 pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.