Sem avisar seus usuários, o Raspberry Pi OS recebeu um repositório do Visual Studio Code oculto. Confira os detalhes desse incidente e entenda.
Raspberry Pi OS, a distribuição anteriormente conhecida como Raspbian, pré-configurou um repositório da Microsoft que permite fácil instalação do Visual Studio Code.
Raspberry Pi OS recebeu um repositório do Visual Studio Code oculto
Conforme explicado no nixCraft, os responsáveis pelo Raspberry Pi OS atualizaram um repositório da Microsoft sem notificar os usuários finais.
Como consequência, a partir de agora os pacotes serão enviados para um servidor da gigante de Redmond sempre que os repositórios forem atualizados, a menos que a parte correspondente à Microsoft seja desabilitada.
Isso aumenta a má reputação que a multinacional tem em muitos círculos do Linux devido ao suposto abuso da telemetria.
Sendo mais específico para aqueles que estão perdidos, um repositório da Microsoft que é configurado através de uma atualização padrão foi sorrateiramente introduzido no Raspberry Pi OS, e também o referido repositório é aparentemente adicionado sem avisar ou consultar o usuário.
Alguns decidiram perguntar por meio dos fóruns oficiais do Raspberry Pi depois de “descobrir o bolo”, mas os administradores desses fóruns rapidamente começaram a bloquear e excluir os tópicos alegando que se tratava de um problema da Microsoft.
A difícil relação do software livre com aplicativos proprietários
Visual Studio Code é um editor de código que se tornou muito popular graças à sua interface limpa e simples, ao seu console embutido, ao fato de ser multiplataforma e ao grande número de extensões disponíveis.
No entanto, a versão fornecida pela Microsoft é proprietária, apesar do fato de seu código-fonte estar disponível sob a licença do MIT e um aplicativo com alto nível de compatibilidade com o software oficial pode ser compilado a partir dele.
Isso abriu a porta para a existência de forks, dos quais o VSCodium se destaca.
Embora seja preferível usar software livre, o uso de aplicativos proprietários às vezes se torna difícil de evitar por vários motivos.
No que diz respeito ao Visual Studio Code, muitos irão preferir o suporte oficial da Microsoft ao oferecido por uma pequena comunidade de usuários, enquanto o uso do Chrome logo se tornará impossível de evitar para aqueles que se dedicam ao desenvolvimento web, mesmo no caso de usar o Firefox ou outro navegador de código aberto baseado em Chromium por padrão.
Mas, além da necessidade de usar algum software proprietário no Linux, a verdade é que a Raspberry Pi Foundation poderia ter agido de forma diferente.
Por exemplo, você poderia ter colocado um mecanismo que facilite a configuração do repositório em vez de introduzir o próprio repositório por padrão, então pelo menos isso evitaria o inconveniente causado aos usuários que não confiam na Microsoft, mas daria a possibilidade para aqueles que desejam obter o editor de código da gigante de Redmond com facilidade e rapidez.
Aqueles que desejam desativar o repositório do Visual Studio Code introduzido no Raspberry Pi OS podem seguir as instruções publicadas no Nixcraft e, como alternativa, o mesmo meio recomenda alterar o sistema para Arch Linux, Ubuntu, openSUSE ou algum membro da família BSD.
Felizmente, este é um software livre e aqui você pode alterar as partes de que não gosta.