Se você queria a usar o Netflix, Amazon Prime, Hulu, HBO Go, Disney+, Spotify ou Pandora no Raspberry Pi, agora isso é possível pois o Raspberry Pi OS já suporta Widevine.
Raspberry Pi OS (anteriormente Raspbian) é um sistema operacional gratuito baseado no Debian Linux e otimizado para o hardware Raspberry Pi (a arquitetura do processador armhf).
Já o Widevine é um provedor proprietário de tecnologia de gerenciamento de direitos digitais usado pelos navegadores Google Chrome e Firefox, Android MediaDRM, Android TV e outros dispositivos eletrônicos de consumo. A Widevine Technologies foi comprada pelo Google em 2010.
Enfim, suporte DRM via Widevine quer dizer Netflix, Amazon Prime Video, Spotify e outros serviços de stream. Todos esses serviços exigem essa tecnologia para poder funcionarem no Chromium.
E agora, Raspberry Pi OS já suporta Widevine, permitindo que seus usuários possam reproduzir conteúdo de sites populares como Netflix, Amazon Prime, Hulu, HBO Go, Disney+, Spotify, Pandora e mais, usando seu navegador padrão Chromium.
Como instalar suporte ao Netflix, Prime Video, Spotify no Linux (DRM via Widevine)
Raspberry Pi OS já suporta Widevine (Netflix, Amazon Prime, Disney …)
O Widevine não é instalado/habilitado por padrão no Raspberry Pi OS. Para fazê-lo funcionar, você precisará instalar um pacote chamado libwidevinecdm0 (disponível apenas para a arquitetura armhf, portanto, funciona com o Raspberry Pi OS 32 bits padrão).
Mas antes de instalar este pacote, atualize seu sistema para garantir que você também tenha o navegador Chromium mais recente (não tenho certeza se outros pacotes também precisam ser atualizados), ou então isso não funcionará.
Portanto, para obter suporte Widevine para o navegador Chromium em execução no Raspberry Pi OS, atualize as fontes de software, atualize seu sistema e instale o libwidevinecdm0:
sudo apt update
sudo apt full-upgrade
sudo apt install libwidevinecdm0
Reinicie seu navegador Chromium caso ele já esteja em execução e pronto. Netflix, Amazon Prime, etc. agora devem funcionar no seu Raspberry Pi.
Não consegui encontrar nenhuma informação/ anúncio oficial sobre este pacote.
Uma fonte afirma no título do vídeo que o Widevine agora é compatível com o Raspberry Pi 4/400, sem mencionar os modelos mais antigos do Raspberry Pi.
No entanto, como é para o Raspberry Pi OS (que usa armhf/32bit), que roda em todos os modelos do Raspberry Pi, o Widevine também deve funcionar em modelos mais antigos do Raspberry Pi (embora eu duvide que seja realmente utilizável no Pi original).
Contudo, eu só testei em um Raspberry Pi 4 (meu Pi4 foi entregue ontem, bem a tempo de testar isso).