E foi lançado o Raspberry Pi OS 2023-12-05 com melhorias no suporte ao RPi 5, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
Já se passaram três meses desde que a Raspberry Pi Foundation anunciou que sua distribuição Raspbian baseada em Debian para o computador de placa única Raspberry Pi tem um nome novo e mais apropriado, Raspberry Pi OS, também revelando uma próxima variante de 64 bits.
Agora, a Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão de sua distribuição oficial baseada no Raspberry Pi OS baseada no Debian para os minúsculos computadores de placa única Raspberry Pi, o Raspberry Pi OS 2023-12-05.
Novidades do Raspberry Pi OS 2023-12-05
Sim. A Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão de sua distribuição Raspberry Pi OS para computadores de placa única Raspberry Pi que melhora o suporte para o modelo mais recente do Raspberry Pi 5, um novo tema escuro, atualiza vários aplicativos e adiciona alguns novos recursos.
A nova versão do Raspberry Pi OS, com versão 2023-12-05, traz um novo tema GTK escuro que você pode ativar em Configurações de aparência> Sistema> Escuro, ativa o plug-in Battery Monitor por padrão no painel, e adiciona um novo item de menu “Preferências da barra de tarefas” ao menu de contexto do botão direito do painel.
Além disso, esta versão harmoniza o tema GTK+2 com o tema GTK+3 para melhorar o suporte para aplicativos Qt, permite o monitoramento de arquivos de tema no plugin pixdecor para carregar alterações em tempo real, aumenta o recarregamento de alterações de tema em tempo real, adiciona uma tradução em alemão às configurações de aparência e restaura o atalho para o site The Magpi no menu principal.
Para o modelo mais recente do Raspberry Pi 5, a nova versão do Raspberry Pi OS adiciona suporte para comutação de porta serial nas ferramentas rc_gui e raspi-config e atualiza os aplicativos Mathematica e Scratch 3 para funcionar no novo computador de placa única Raspberry Pi, bem como em instalações ARM de 64 bits.
Entre outras mudanças, Raspberry Pi OS 2023-12-05 adiciona suporte para identificação de telas sensíveis ao toque com strings exclusivas por dispositivo para permitir uma associação correta com dispositivos de exibição, adiciona compatibilidade com monitores Raspberry Pi 1, melhora a renderização do Wayfire e adiciona o binário gpiod ferramentas e python3-venv na edição Raspberry Pi OS Lite.
Vários aplicativos principais também foram atualizados nesta versão, que vem com os navegadores Mozilla Firefox 119 e Chromium 119.0.6045.171 (mas o Firefox 120 será instalado após a primeira inicialização), Thonny 4.1.4 Python IDE, bem como uma nova versão do servidor WayVNC VNC para compositores Wayland baseados em wlroots com suporte aprimorado para conexões criptografadas.
Vários bugs também foram corrigidos para melhorar o suporte para dispositivos de áudio USB, atalhos de teclado de volume, barras de título de janela quando lado a lado, instalações de pacotes DEB locais, atualizações de sistema e plug-in de GPU, bem como para corrigir algumas falhas do gerenciador de janelas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Raspberry Pi OS 2023-12-05
O Raspberry Pi OS está disponível para download como imagens de 64 bits ou 32 bits no site oficial e é compatível com todos os modelos Raspberry Pi, incluindo Raspberry Pi 3B, Raspberry Pi 3B+, Raspberry Pi 3A+, Raspberry Pi 4B, Raspberry Pi 400, Raspberry Pi 5, Raspberry Pi CM3, Raspberry Pi CM3+, Raspberry Pi CM4, Raspberry Pi CM4S e Raspberry Pi Zero 2 W.
A imagem ISO do Raspberry Pi OS 2023-12-05 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Esta compilação é baseada nos repositórios de software estáveis da série do sistema operacional Debian, e você pode gravá-la em um cartão SD ou driver SSD usando a versão mais recente do utilitário Raspberry Pi Imager.
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux