Raspberry Pi Imager 1.9 lançado com porte para Qt 6, e mais

E foi lançado o Raspberry Pi Imager 1.9 com porte para Qt 6,e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Raspberry Pi Imager é um utilitário de gravação de imagens de sistemas para o mini PC Raspberry Pi, que funciona no Ubuntu, Fedora, Debian e outras grandes distribuições Linux.

Use o Raspberry Pi Imager para instalar de uma maneira fácil o Raspbian e outros sistemas operacionais em um cartão SD pronto para uso com o Raspberry Pi, pois ele permite criar um cartão SD com os principais sistemas operacionais suportados pelo Raspberry Pi.

Agora, a Raspberry Pi Foundation lançou hoje uma nova versão de seu popular e poderoso utilitário de flash, Raspberry Pi Imager 1.7, que traz novas configurações, melhorias e correções de bugs.

Novidades do Raspberry Pi Imager 1.9

Raspberry Pi Imager 1.9 lançado com porte para Qt 6, e mais
Raspberry Pi Imager 1.9 lançado com porte para Qt 6, e mais

Raspberry Pi Imager 1.9 é a primeira versão desta ferramenta a ser portada para a mais recente e melhor estrutura de aplicativo de código aberto Qt 6 para fornecer aos usuários uma interface levemente atualizada.

O porte Qt 6 está disponível em todas as plataformas de suporte, incluindo Linux, macOS e Windows.

Para usuários Linux, esta também é a primeira versão do Raspberry Pi Imager a oferecer pacotes AppImage, permitindo que os usuários executem o aplicativo em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada em seus computadores pessoais.

Os pacotes AppImage são fornecidos para arquiteturas de 64 bits (x86_64) e AArch64 (ARM64).

Outros recursos dignos de nota no Raspberry Pi Imager 1.9 incluem um novo prompt de mensagem que aparece quando não há dispositivos de armazenamento, uma nova opção de linha de comando --disable-eject para ejetar automaticamente a mídia de armazenamento após a gravação, suporte a BCM2712d0 e suporte para dependências de fornecedores.

As traduções para os idiomas francês, italiano e chinês simplificado também foram atualizadas e vários problemas foram resolvidos nesta versão, incluindo tempo limite em sistemas com um grande número de loops, localectl quebrado em sistemas Debian/Ubuntu modernos, teste de assinatura GPT e verificação reversa de fsync no Linux e macOS.

Para saber mais sobre essa versão do Raspberry Pi Imager, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar Raspberry Pi Imager 1.9 agora mesmo da página GitHub do projeto para sistemas Ubuntu/Debian, macOS e Windows ou pode instalá-lo em seu sistema operacional Raspberry Pi usando o comando sudo apt install rpi-imager em um emulador de terminal em sistemas baseados no Debian, isso se você usar os repositórios Raspbian oficiais.

Para instalar a versão mais recente do Raspberry Pi Imager nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário Raspberry Pi Imager no Linux via Snap
Como instalar o Raspberry Pi Imager no Linux via AppImage

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.