E foi lançado o Raspberry Pi Imager 1.8.1 com suporte ao Raspberry Pi 5, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Raspberry Pi Imager é um utilitário de gravação de imagens de sistemas para o mini PC Raspberry Pi, que funciona no Ubuntu, Fedora, Debian e outras grandes distribuições Linux.
Use o Raspberry Pi Imager para instalar de uma maneira fácil o Raspbian e outros sistemas operacionais em um cartão SD pronto para uso com o Raspberry Pi, pois ele permite criar um cartão SD com os principais sistemas operacionais suportados pelo Raspberry Pi.
Agora, a Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão de seu popular e poderoso utilitário de flash, o Raspberry Pi Imager 1.8.1.
Novidades do Raspberry Pi Imager 1.8.1
Raspberry Pi Imager 1.8.1 foi lançado hoje como a versão estável mais recente deste utilitário oficial de atualização de imagem para computadores de placa única Raspberry Pi que adiciona novos recursos e melhorias, suporte para o modelo Raspberry Pi 5 mais recente e muito mais.
A maior mudança na versão Raspberry Pi Imager 1.8.1 é a renomeação do recurso Opções Avançadas (acessado usando o atalho de teclado Ctrl+Shift+X) para Personalização do SO, que agora está disponível como uma interface de usuário com guias no aplicativo, em vez de listar todas as opções em uma única janela onde você tinha que rolar a visualização.
A nova seção de personalização do sistema operacional também vem com algumas alterações, como uma área de texto para o campo de chave pública SSH e um botão de conveniência para executar o comando ssh-keygen para gerar uma chave pública SSH na guia Serviços, bem como alguns de outras pequenas correções para consistência de estado na IU.
Raspberry Pi Imager 1.8.1 também apresenta uma nova tela inicial com um novo mecanismo para selecionar o dispositivo Raspberry Pi, junto com suporte para Raspberry Pi 5.
Esta é uma etapa extra ao atualizar uma nova imagem do sistema operacional em um cartão SD, mas é muito Útil para escrever o sistema operacional correto para o seu dispositivo Raspberry Pi.
Outra mudança interessante no Raspberry Pi Imager 1.8.1 é a capacidade de arrastar e soltar arquivos de imagem no aplicativo para fazer o flash.
Além disso, a nova versão adiciona suporte para análise do tamanho não compactado de arquivos .xz locais para fornecer melhores relatórios de progresso ao atualizar uma imagem.
Além disso, esta nova versão do Raspberry Pi Imager melhora o suporte para a distribuição Arch Linux adicionando uma solução alternativa para sua rotulagem lsblk para leitores de cartão SD internos (mmcblk0) como armazenamento não removível, adiciona várias correções de foco de teclado e adiciona espanhol e Traduções ucranianas.
Várias traduções de idiomas também foram atualizadas e o suporte .zst foi corrigido para sistemas Windows.
Para saber mais sobre essa versão do Raspberry Pi Imager, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Você pode baixar Raspberry Pi Imager 1.8.1 agora mesmo da página GitHub do projeto para sistemas Ubuntu/Debian, macOS e Windows ou pode instalá-lo em seu sistema operacional Raspberry Pi usando o comando sudo apt install rpi-imager
em um emulador de terminal em sistemas baseados no Debian, isso se você usar os repositórios Raspbian oficiais.
Para instalar a versão mais recente do Raspberry Pi Imager nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário Raspberry Pi Imager no Linux via Snap