Raspberry Pi Imager 1.7 lançado com novas configurações avançadas, suporte Zstd e muito mais

E foi lançado o Raspberry Pi Imager 1.7 com novas configurações avançadas, suporte Zstd e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Raspberry Pi Imager é um utilitário de gravação de imagens de sistemas para o mini PC Raspberry Pi, que funciona no Ubuntu, Fedora, Debian e outras grandes distribuições Linux.

Use o Raspberry Pi Imager para instalar de uma maneira fácil o Raspbian e outros sistemas operacionais em um cartão SD pronto para uso com o Raspberry Pi, pois ele permite criar um cartão SD com os principais sistemas operacionais suportados pelo Raspberry Pi.

Agora, a Raspberry Pi Foundation lançou hoje uma nova versão de seu popular e poderoso utilitário de flash, Raspberry Pi Imager 1.7, que traz novas configurações, melhorias e correções de bugs.

Novidades do Raspberry Pi Imager 1.7

Raspberry Pi Imager 1.7 lançado com novas configurações avançadas, suporte Zstd e muito mais
Raspberry Pi Imager 1.7 lançado com novas configurações avançadas, suporte Zstd e muito mais

O Raspberry Pi Imager 1.7 segue quente nas colinas da versão estável do Raspberry Pi OS de 64 bits e apresenta suporte para download e atualização de todas as variantes do Raspberry Pi OS de 64 bits, embora a variante de 32 bits continue sendo a recomendada por enquanto.

Várias novas configurações avançadas estão presentes nesta atualização, como suporte para o formato cloudinit usado pelo sistema operacional Ubuntu Server, suporte para especificar um nome de usuário, suporte para SSIDs Wi-Fi ocultos, suporte para chaves_autorizadas de várias linhas, bem como o capacidade de definir nome de usuário e senha separadamente do SSH.

Uma mudança importante nesta versão é o fato de que o Raspberry Pi Imager agora exibe o botão Configurações Avançadas somente se o sistema operacional indicar que ele suporta “configurações avançadas” no arquivo JSON do repositório.

Além disso, as configurações salvas agora são aplicadas apenas se o sistema operacional indicar suporte.

Outra mudança importante é o fato de que há novas opções de telemetria implementadas que enviam o nome da imagem gravada e a categoria pai, bem como informações sobre o computador host onde o Raspberry Pi Imager está sendo executado (por exemplo, SO, versão, arquitetura, localidade, Imager versão, revisão Pi) para a Raspberry Pi Foundation.

O Raspberry Pi Imager 1.7 também apresenta suporte para o algoritmo de compactação de dados sem perdas zstd (Zstandard), adiciona quebra de palavras à lista de SO, permite entradas de subitem aninhadas, adiciona uma tradução para o idioma esloveno e atualiza os ícones.

Para Linux, esta versão corrige bugs para lidar melhor com unidades de montagem automática de algumas distribuições GNU/Linux, tente novamente em erros “GnuTLS Recv”, bem como para corrigir o erro “terminar chamado sem uma exceção ativa” que apareceu ao fechar o Raspberry Pi Imager enquanto ainda está escrevendo.

Para saber mais sobre essa versão do Raspberry Pi Imager, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Você pode baixar Raspberry Pi Imager 1.7 agora mesmo da página GitHub do projeto para sistemas Ubuntu/Debian, macOS e Windows ou pode instalá-lo em seu sistema operacional Raspberry Pi usando o comando sudo apt install rpi-imager em um emulador de terminal em sistemas baseados no Debian, isso se você usar os repositórios Raspbian oficiais.

Para instalar a versão mais recente do Raspberry Pi Imager nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário Raspberry Pi Imager no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.