Raspberry Pi CM5 foi visto antes do lançamento oficial

Durante a feira electronicaFair 2024 na Alemanha esta semana, o Raspberry Pi CM5 foi visto antes do lançamento oficial.

O Raspberry Pi Compute Module é uma versão compacta e mais modular do Raspberry Pi, projetada para aplicações industriais e de projetos integrados.

Ele oferece a mesma funcionalidade de um Raspberry Pi tradicional, mas em um formato menor, similar a um módulo de memória RAM, o que facilita a integração em produtos personalizados e sistemas embarcados.

Os Compute Modules são equipados com um processador ARM, RAM e armazenamento eMMC ou suporte para cartões SD, dependendo do modelo.

Eles oferecem uma variedade de interfaces para conectar a periféricos, como GPIOs, portas USB, interfaces de câmera e display, permitindo flexibilidade em projetos de automação, IoT e dispositivos inteligentes.

A série inclui versões como o Compute Module 4, que traz as capacidades do Raspberry Pi 4, incluindo suporte a Wi-Fi, Bluetooth e múltiplas opções de memória e armazenamento, ampliando as possibilidades de desenvolvimento para aplicações complexas.

Já o Raspberry Pi Compute Module 5 é um futuro computador em um módulo com um processador Broadcom BCM2712, suporte para até 16 GB de RAM e 128 GB de armazenamento eMMC e conectores que permitem conectar o módulo a uma placa de suporte ou outros dispositivos para adicionar portas e conectores.

A Raspberry Pi ainda não apresentou oficialmente o Raspberry Pi CM5, mas parece que uma versão de pré-lançamento do módulo está em exibição na feira electronicaFair 2024 na Alemanha esta semana.

Raspberry Pi CM5 foi visto antes do lançamento oficial

Raspberry Pi CM5 foi visto antes do lançamento oficial

@HumperCobra
Sim. O Raspberry Pi CM5 foi visto antes do lançamento oficial. Uma foto do módulo mostra que ele tem o mesmo processador do computador de placa única Raspberry Pi 5 que foi lançado em 2023 e um design físico que se parece muito com o Raspberry Pi CM4.

Mas ele suporta até o dobro de memória e quatro vezes mais armazenamento onboard do que o módulo de computador da geração anterior e deve oferecer um aumento significativo de desempenho graças a um processador ARM Cortex-A76 quad-core de 2,4 GHz (acima do processador ARM Cortex-A72 quad-core de 1,5 GHz usado no Raspberry Pi 4 e CM4).

Parece que o Raspberry PI também oferecerá uma placa de E/S atualizada para o novo modelo =, com duas portas HDMI de tamanho normal, duas portas USB 3.0 Tipo A e um slot M.2 para armazenamento PCIe NVMe.

Não há informações sobre quanto custará o novo módulo ou placa portadora, ou quando estará disponível. Mas depois de fazer uma aparição pública como esta, é provável que não tenhamos que esperar muito por um anúncio oficial.

Sair da versão mobile