Chegando depois de vários fabricantes terem lançados seus HAT’s, o Raspberry Pi 5 M.2 HAT oficial já está disponível para compra.
Raspberry Pi 5 foi lançado em outubro de 2024 com componentes poderosos como o processador ARM Cortex-A76 Broadcom BCM2712 2,4 GHz Quad-Core de 64 bits com caches L2 de 512 KB por núcleo e um cache L3 compartilhado de 2 MB, bem como uma placa gráfica VideoCore VII capaz de suportar tecnologias gráficas OpenGL ES 3.1 e Vulkan 1.2.
Embora esses componentes atualizados sejam bastante atraentes para os fãs do Raspberry Pi que desejam um computador mais rápido, o Raspberry Pi 5 incluiu outro recurso atraente, ou seja, suporte para conectar periféricos M.2 M-key diretamente na placa por meio do chamado M.2 HAT, o que aumentará drasticamente o desempenho.
Agora, depois de uma longa espera, a Raspberry Pi Foundation anunciou a disponibilidade geral do Raspberry Pi M.2 HAT oficial para o mais recente computador de placa única Raspberry Pi 5.
Raspberry Pi 5 M.2 HAT oficial já está disponível para compra
A Raspberry Pi Foundation nos provocou com dois HATs M.2, um projetado para montar dispositivos maiores e outro em formato L que suporta a montagem de dispositivos nos formatos 2230 e 2242 dentro do gabinete Raspberry Pi 5.
Alguns fabricantes de hardware terceirizados foram rápidos em lançar placas adaptadoras M.2 HAT para o Raspberry Pi 5, mas verdadeiros fãs como eu preferiram esperar pelo Raspberry Pi M.2 HAT oficial, que finalmente está aqui permitindo que os proprietários do Raspberry Pi 5 conecte periféricos M.2 M-key, como unidades NVMe e aceleradores de IA.
Chamada Raspberry Pi M.2 HAT+, a placa adaptadora promete transferência de dados de até 500 MB/s de e para esses periféricos. Para suportar periféricos rápidos, o Raspberry Pi M.2 HAT+ se conecta à interface PCI Express 2.0 de pista única do Raspberry Pi 5 exposta em um conector FPC de 16 pinos e passo de 0,5 mm no lado esquerdo da placa.
Raspberry Pi M.2 HAT+ suporta dispositivos com o conector M.2 M-key edge nos formatos 2230 e 2242, fornecendo-lhes até 3A. A placa possui um cabeçalho de empilhamento de 16 mm e espaçadores roscados para serem instalados em uma placa Raspberry Pi 5 que usa o Raspberry Pi Active Cooler oficial.
A boa notícia é que Raspberry Pi diz que sua placa M.2 HAT+ deve ter ampla compatibilidade com SSDs existentes: basicamente qualquer unidade PCIe NVMe deve funcionar com esta placa, e os usuários poderão instalar um sistema operacional no SSD e usá-lo como uma fonte de inicialização.
O Raspberry Pi M.2 Hat+ suporta oficialmente dispositivos M.2 2230 e M.2 2242. Ele pode fornecer até 3A de energia para dispositivos M.2 conectados.
Oficialmente, a placa suporta uma interface PCIe 2.0 de pista única com taxas de transferência de pico de até 500 MB/s. Mas você pode fazer com que o Raspberry Pi suporte velocidades PCIe 3.0 fazendo alguns ajustes de software.
A placa vem com cabeçalhos de empilhamento de 16 mm e espaços roscados, permitindo posicioná-la acima de um Raspberry Pi com um Active Cooler (ventilador) instalado.
Raspberry Pi também lançou documentação para a placa complementar, bem como esquemas para uso como design de referência por qualquer pessoa que queira fazer suas próprias placas M.2 para o Raspberry Pi 5.
Sobre o produto, James Adams disse que:
“Queríamos ter certeza de que nosso produto realmente era um HAT+, o que, por sua vez, significava que precisávamos resolver alguns problemas finais na especificação Raspberry Pi HAT+. Se o seu Raspberry Pi 5 tiver firmware atualizado e um M.2 HAT + conectado, um dispositivo PCIe instalado será testado ao ser ligado e, se for uma unidade NVMe, estará disponível como fonte de inicialização.”
O Raspberry Pi M.2 HAT+ oficial custa apenas US$ 12 e pode ser adquirido agora mesmo na rede de revendedores aprovados da Raspberry Pi Foundation em todo o mundo.