Se usar o Ubuntu ou o Raspbian não era o suficiente pra você, a boa notícia é que o Raspberry Pi 4 recebeu um port do Android 11 bastante completo.
O Raspberry Pi é um ótimo mini-computador que ajuda você a explorar a computação sem gastar muito em uma máquina. Com um tamanho tão pequeno quanto um cartão de crédito, ele oferece várias portas de E/S, ao contrário, por exemplo, das máquinas de US$ 3.000 da Apple, que oferecem apenas duas portas USB Type-C.
No lado do software, o Raspberry Pi pode executar o Ubuntu e seu próprio sistema operacional Raspbian, que, como o nome sugere, também é baseado no Debian.
Mas agora, graças ao OmniROM, chegou o primeiro porte Android 11 para Raspberry Pi 4.
Raspberry Pi 4 recebeu um port do Android 11 bastante completo
Embora existam ports Android nos modelos Raspberry Pi mais antigos, o que torna esta porta Android especial é que ela integra firmware de baixo nível, permitindo que o Pi execute uma versão regular do Android.
Este é um trabalho muito cansativo e requer muita paciência e esforço. Os usuários podem inicializar na ROM usando um cartão microSD ou uma mídia de armazenamento USB externa. O parâmetro pode ser definido acessando o config.txt, habilitando a sobreposição necessária.
Além disso, os usuários também podem selecionar a variante MicroG se preferirem uma experiência “não google”. Recursos como ponto de acesso Wi-Fi, reprodução de vídeo acelerada por hardware e screencast estão quebrados no momento.
Este mod certamente não foi uma surpresa, já que ROMs do Android para Raspberry Pi já existem há muito tempo. De qualquer forma, é ótimo ver a saga do modding continuar.
Se quiser experimentar, baixe a OmniROM baseada no Android 11 para o Raspberry Pi 4 nesse endereço. Quer saber como instalar? Vá para este tópico do XDA.
Claro, depois de testar, deixe-nos saber na seção de comentários abaixo o quão animado você está com o cenário de desenvolvimento futuro do Raspberry Pi!