E foi lançado o Raspberry Pi 4 com Dual HDMI, USB 3.0, Gigabit Ethernet, pilha de driver V3D e mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Se você ainda não conhece, o Raspberry Pi é um Single Board Computer (SBC, ou computador de placa única) de tamanho reduzido, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, e que é desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi.
Enfim, todo o hardware desse mini PC é integrado numa única placa ao preço inicial de U$$ 35. O principal objetivo do aparelho é promover o ensino em Ciência da Computação básica em escolas, inclusão e emponderamento social.
Agora, esse incrível mini PC recebeu uma nova e importante atualização.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE
Novidades do Raspberry Pi 4
O Raspberry Pi 4 é uma grande reformulação e sua atualização mais radical, e apesar disso tudo, o preço base ainda começa em U$$ 35.
Primeiro de tudo, o Raspberry Pi SoC agora possui um processador Cortex-A72 quad-core que pode atingir até 1.5GHz para oferecer um desempenho três vezes mais rápido. Este SoC é o Broadcom BCM2711.
Há também três variantes do Raspberry Pi 4 para oferecer 1 GB, 2 GB ou 4 GB de memória do sistema – a versão de 1 GB será de U$$ 35, a de 2 GB a U$$ 45 e a de 4 GB a U$$ 55.
Com o novo Raspberry Pi 4 SoC, eles também estão usando o moderno driver de código aberto Broadcom V3D para oferecer suporte OpenGL muito melhor e até mesmo Vulkan eventualmente.
O Raspberry Pi 4, com sua configuração gráfica/de exibição muito melhor, pode até mesmo controlar dois monitores por meio de conexões micro-HDMI.
Essa nova versão do Raspberry Pi também possui Gigabit Ethernet de taxa de transferência total, WiFi 802.11ac de banda dupla, Bluetooth 5.0, duas portas USB 2.0/duas portas USB 3.0 e compatibilidade com os produtos Raspberry Pi existentes.
Outras mudanças incluem a mudança para USB-C para alimentação, decodificação de vídeo 4Kp60 HEVC, Raspbian baseado no Debian 10.0 Buster e novos acessórios.
Mais detalhes sobre a nova versão do Raspberry Pi estão disponível na página oficial do Raspberry.
Confira abaixo o vídeo do produto:
E em seguida, veja as imagens do produto:
O que está sendo falado no blog
- Instalando o tema e os ícones Flat Remix no Ubuntu, Linux Mint e derivados
- Como instalar o GM-Companion no Linux via arquivo AppImage
- Estudo de dois anos destacou o maior problema do Android: Aplicativos
- Canonical afirmou que apps de 32 bits serão executados no Ubuntu 19.10
- Valve disse que o Steam para Linux não suportará o Ubuntu 19.10