Considerada uma placa transportadora, a Radxa Taco transforma um RPi CM4 ou Radxa CM3 em um NAS. Confira os detalhes dessa placa.
Radxa Taco é uma placa transportadora que permite transformar um Raspberry Pi Compute Module 4 em um sistema de armazenamento conectado à rede, o famoso NAS (network-attached storage).
Ele também deve funcionar com sistemas compatíveis com Raspberry Pi CM4, como o Radxa CM3, o que é útil em um momento em que o hardware Raspberry Pi pode ser difícil de encontrar.
Radxa Taco transforma um RPi CM4 ou Radxa CM3 em um NAS
Revelado pela primeira vez no ano passado, o Radxa Taco tem sido difícil de encontrar. Mas agora está disponível para compra na Allnet China por US$ 95.
Enquanto o módulo de computação atua como o cérebro da operação, o Taco adiciona conectores para até 5 discos rígidos ou SSDs, um slot M.2 para um SSD PCIe, portas USB e Ethernet e um conector que pode ser usado para conexão sem fio ou Módulos aceleradores de IA.
E se você não gosta da ideia de expor todo o seu equipamento de armazenamento e rede à poeira e outros irritantes ambientais, a CNX Software relata que a Allnet também está trabalhando em um gabinete para o Taco.
De um lado da placa existem 5 interfaces SATA que podem ser usadas para discos rígidos de 2,5 polegadas ou SSDs de até 15 mm de espessura. Você também pode conectar unidades de 3,5 polegadas, mas precisará usar um cabo, pois elas não cabem na própria placa.
Do outro lado, você encontrará um soquete M.2 2280 para armazenamento PCIe NVMe, uma chave M.2 E que pode ser usada para uma placa WiFi ou módulo Google Coral AI, o conector para um Raspberry Pi CM4 ou módulo de computação compatível e um conjunto de portas que inclui:
- 1 Ethernet de 2,5 Gbps
- 1 x Gigabit Ethernet
- 1 porta USB 2.0 tipo A
- 1 porta HDMI
- 1 x leitor de cartão microSD
Há também um conjunto de luzes LED de atividade, uma chave Maskrom, um conector de fonte de alimentação ATX, um conector de entrada de alimentação CC, um conector de ventilador e um local para uma bateria CR1225 RTC.