Conheça o Radxa CM3, um substituto drop-in RK3566 para um Raspberry Pi CM4. Confira os detalhes e especificações desse hardware.
A fabricante de computadores de placa única Radxa lançou um novo computador em um módulo com um processador Rockchip RK3566 e suporte para até 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento eMMC.
É chamado de Radxa CM3 e se o nome soa familiar, é porque este módulo de 55 x 40 mm foi projetado para ser um substituto imediato para o Módulo de computação 4 do Raspberry Pi.
Radxa CM3, um substituto drop-in RK3566 para um Raspberry Pi CM4
Se você está se perguntando por que deseja esta alternativa ao módulo de computação do Raspberry Pi, não é necessariamente para o desempenho da CPU.
O Raspberry Pi CM4 tem um processador ARM Cortex-A72 quad-core 1,5 GHz BCM2711 que deve fornecer um pouco mais de potência do que o processador ARM RK3566 quad-core ARM Cortex-A55 de 2 GHz no modelo de Radxa.
Mas o conselho de Radxa ainda pode ser mais versátil em algumas maneiras principais:
- Motor de aceleração de rede neural com desempenho de até 0,8 TOPS
- dSuporte para largurae banda eMMC de pico de até 250 MB/s (em vez de 100 MB / s)
- 2 conectores SATA (um compartilhado com um conector USB 3.0, o outro com PCIe 2.0)
- Embora ele suporte apenas uma porta HDMI (em comparação com duas para o Raspberry Pi CM4), mas adiciona um suporte eDP e dois conectores MIPI-DSI.
- Existem 50 pinos GPIO em comparação com 28 para o modelo Raspberry Pi.
A Radxa diz que testou seu novo módulo com múltiplas placas portadoras projetadas para o Raspberry Pi CM4 e descobriu que elas funcionam bem sem quaisquer modificações.
Mas, uma vez que o Radxa CM3 tem alguns recursos que faltam ao Raspberry Pi CM4, você pode precisar de uma placa adicional para tirar o máximo proveito deles.
Ou você pode comprar uma das pranchas de transporte da Radxa. A empresa oferecerá uma placa E23 compacta de 65 x 56 mm com duas portas Ethernet, portas USB 3.0 e USB-C e A/V, e uma meia placa do tamanho de um mini ITX que mede 170 x 85 mm e apresenta mais portas, pinos breakout e muito mais. Radxa diz que deve caber em uma caixa ATX padrão.
Embora a Radxa não tenha anunciado uma data de lançamento para seu CM3 ainda, os desenvolvedores interessados podem se inscrever para uma chance de obter um kit de hardware beta gratuito.
Quando o CM3 for colocado à venda, os preços deverão variar de US$ 25 para um modelo com 1 GB de RAM, sem armazenamento e sem recursos sem fio, a US$ 90 para uma versão com 8 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e suporte para WiFi 5 e Bluetooth 5.0.
A empresa promete disponibilidade de longo prazo, com a garantia de que você poderá comprar o dispositivo pelo menos até setembro de 2029.